Destaques da Semana

Made in China: pulseiras dos Jogos Olímpicos de Paris feitas em Yiwu

Pulseiras dos Jogos Olímpicos
Fonte da imagem: Huang Zongzhi/ Xinhua

Durante os Jogos Olímpicos de Paris, produtos de fabricação chinesa brilharam mais uma vez no palco internacional. Pulseiras oficiais com a inscrição “PARIS 2024” e mascotes estão sendo expostos nas lojas de produtos licenciados dos Jogos Olímpicos de Paris para a venda. De acordo com estatísticas do Comitê Organizador dos Jogos de Paris, 80% dos produtos de mascotes deste ano são feitos na China, e a maioria deles é produzida em Yiwu, na província de Zhejiang, segundo a agência de notícias chinesa, Xinhua.

Yiwu tem adotado medidas inovadoras para atrair compradores internacionais. Em 2023, Yiwu anunciou o plano de internacionalização do “Mercado de Pequenos Produtos da China de Yiwu”, enfatizando a “internacionalização de marcas”, mudando a situação anterior em que os comerciantes operavam sozinhos.

Com a ajuda da plataforma “Chinagoods”, vendedores se comunicam com compradores do mundo todo. Vídeos em chinês gravados são carregados na plataforma e convertidos em 36 idiomas diferentes para comunicar-se com clientes globais.

No processo de integração online e offline de ‘venda para o exterior‘, mais produtos e empresas ampliaram seus mercados, e os comerciantes experimentaram os benefícios trazidos, enquanto o mercado de Yiwu gradualmente se transformava em um serviço de comércio internacional integrado.

Na sala de exposição da Associação de Produtos de Cultura de Yiwu, uma variedade de artigos de papelaria criativos e bonitos estão em exibição. O presidente da associação, Huang Changchao, disse aos jornalistas: “Este ano, realizamos uma feira de artigos de papelaria na capital da Indonésia, Jacarta, através da ‘internacionalização de marcas’, liderando nossos comerciantes para explorar mercados e canais no exterior.”

Desde o lançamento do plano de ‘internacionalização de marcas’, já foram estabelecidos 14 países em todo o mundo, envolvendo 36 projetos como mercados exteriores, depósitos no exterior, salas de exposição no exterior e feiras no exterior, servindo mais de 3.000 comerciantes de Yiwu que querem explorar o mercado exterior.

Ir para o exterior permite que os comerciantes de Yiwu encontrem novos pontos de crescimento de benefícios no mercado global.

Os dados aduaneiros da cidade de Yiwu mostram que, no primeiro semestre deste ano, o valor total de importações e exportações de Yiwu atingiu RMB 324,77 bilhões, um aumento de 20,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Das quais, as exportações totalizaram RMB 288,03 bilhões, um aumento de 21,4%, e as importações totalizaram RMB 36,74 bilhões, um aumento de 16,6%.

Por trás da saída de cada produto para o exterior, está a reforma e inovação dos mecanismos e sistemas em todos os aspectos. No primeiro semestre deste ano, Yiwu melhorou a capacidade da plataforma de desenvolvimento do comércio exterior, acelerando a construção do centro global de comércio digital; promoveu a “introdução” e “saída”, com a expansão de mercado para mais de 10.000 empresas; revisou e promulgou políticas de apoio à economia aberta de 2024, entre outras medidas.

No aspecto da facilitação de pagamentos e transações, “Yiwu Pay” já oferece mais de 20 moedas para recebimento de pagamentos, facilitando as transações dos comerciantes e várias empresas; no aspecto da facilitação dos movimentos de pessoas, Yiwu lançou o primeiro aplicativo de serviço para estrangeiros da província de Zhejiang, realizando um salto nos serviços externos para “operações com toque”. Para a proteção de propriedade intelectual, Yiwu continua a melhorar o sistema de mediação de disputas, garantindo que as disputas de mercado sejam resolvidas dentro do mercado.

Fonte: xinhuanet.com