No primeiro semestre, a produção naval chinesa atingiu 25,02 milhões de toneladas de porte bruto, um aumento de 18,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Até ao final de junho, a quantidade de pedidos em mãos chegou a 171,55 milhões de toneladas de porte bruto, um crescimento de 38,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. As informações foram publicadas pelo Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação da China, nesta terça-feira, 16. Os mais recentes dados da indústria naval chinesa para o primeiro semestre de 2024 mostram que os três principais indicadores da indústria naval do país continuam a crescer de forma constante e estão na liderança mundial.
O Secretário-Geral da Associação da Indústria Naval da China, Li Yanqing, afirmou que no primeiro semestre deste ano, os novos pedidos recebidos (em percentagem mundial) aproximaram-se de 75%, o que indica que a indústria naval chinesa pode continuar a manter uma tendência de crescimento.
Nos primeiros cinco meses deste ano, o lucro total da indústria naval chinesa aumentou quase duas vezes em comparação com o mesmo período do ano anterior. De janeiro a maio, as empresas industriais navais de grande porte em todo o país realizaram um volume de negócios de RMB 253,24 bilhões, um aumento de 26,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro total atingiu RMB 16 bilhões, um aumento de 187,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Na Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding, o segundo navio cruzeiro de grande porte nacional entrou na fase acelerada de construção, com 80% das seções estruturais da embarcação já concluídas. Em outro estaleiro, a construção do navio de containers de 7.000 TEU também tem sido acelerada. No primeiro semestre deste ano, a Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding entregou 12 navios deste tipo, criando um recorde de entrega média de um navio a cada duas semanas.
Wei Yan, assistente do Ministro do Departamento de Marketing da China Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding que há uma demanda de mercado, e a necessidade constante de atualização da frota por parte dos proprietários impulsionou o aumento dos preços de construção naval. Em termos de entregas deste ano, a empresa poderá atingir o marco histórico de entrega acumulativa de 100 milhões de toneladas de porte bruto pela empresa, o que é um avanço histórico.
No primeiro semestre deste ano, a quantidade de pedidos da indústria naval chinesa atingiu o valor mais alto dos últimos 20 anos em termos de toneladas brutas corrigidas. Entre estes pedidos, surgiram cada vez mais tipos de navios de alta tecnologia, alta dificuldade em construção e alto valor agregado. Entre eles, a construção de navios de transporte de gás e navios porta-container.
“Os preços dos navios estão num nível histórico alto. Além disso, realizamos ajuste da estrutura de produtos e aceitamos muitos navios de alta tecnologia e alto valor acrescentado, o que também é um fator muito importante para o nosso lucro”, disse Li Yanqing, Secretário-Geral da Associação da Indústria Naval da China.
As exportações da indústria naval chinesa continuam a crescer
Mais de 70% de todos os novos pedidos de construção naval do mundo estão afluindo para a China. As exportações da indústria naval chinesa continuam a crescer. Num estaleiro naval de Dalian, os pedidos recebidos já estão agendados até 2028.
No primeiro semestre deste ano, as exportações de navios chineses mantiveram um crescimento constante, com as exportações de produtos navais atingindo US$ 20,67 bilhões, um aumento de 85,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos mensais, as exportações médias atingiram US$ 3,4 bilhões, com taxas de crescimento mantidas acima de 30%, ocupando o primeiro lugar nas exportações de produtos eletromecânicos chave do país.
Li Yanqing, Secretário-Geral da Associação da Indústria Naval da China, “a marca da construção naval chinesa representa não só a qualidade, mas também a inovação científica e tecnológica e todo o sistema de serviços da China, sendo um dos aspetos mais importantes da nossa nova capacidade produtiva”.
Dados mais recentes mostram uma nova tendência que chama a atenção: a construção de navios ecológicos na China. Nos primeiros seis meses deste ano, a quota de mercado internacional dos novos pedidos de navios com propulsão mais verde e ecológica atingiu 71,7%, alcançando a cobertura total dos principais modelos e tipos de navios no mundo.
A transformação ecológica dos navios pode ser realizada principalmente através de duas vias: a primeira é a aplicação de novos combustíveis ecológicos, como gás natural liquefeito, metanol e amoníaco líquido, como combustível para propulsão dos navios. A segunda é a otimização do sistema de propulsão do navio, adicionando novas tecnologias como sistemas de desulfurização, para alcançar o objetivo de economia de energia e redução de emissões.
Os dados mostram que, no primeiro semestre deste ano, a quota de mercado internacional dos novos pedidos de navios com propulsão ecológica atingiu 71,7%, alcançando a cobertura total dos tipos de navios.
No ano passado, cinco departamentos do governo chinês, incluindo o Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação, o Ministério do Desenvolvimento e Reforma, e o Ministério das Finanças, emitiram conjuntamente o “Plano de Ação para o Desenvolvimento Verde da Indústria da Construção Naval (2024-2030)”, propondo que até 2025, o sistema de desenvolvimento verde da indústria da construção naval seja inicialmente construído. A transição verde e de baixo carbono tornou-se uma tendência inevitável no desenvolvimento do transporte marítimo.
Indústria naval chinesa entra na “zona de elevada prosperidade”
Um dos dados divulgados hoje sobre a construção naval chinesa no primeiro semestre de 2024, é um novo termo chamado “zona de elevada prosperidade”. A Associação da Indústria Naval da China elaborou um índice de prosperidade da indústria da construção naval, que será publicado trimestralmente. O índice de prosperidade da indústria da construção naval da China toma 2013 como base de 100 pontos, e de acordo com os resultados do cálculo dos dados históricos, o índice de prosperidade é dividido em quatro zonas. Este ano, pela primeira vez desde 2012, o índice de prosperidade da indústria da construção naval chinesa ultrapassou 140 pontos, entrando no que é considerada a “zona de elevada prosperidade”.
“A alta prosperidade significa que a atividade produtiva e a atividade do mercado atingiram um estado capaz de atrair mais investimentos e desenvolvimento. Os estaleiros navais têm um ritmo de produção muito intenso, e o mais importante é garantir a coordenação de toda a cadeia de abastecimento, bem como a segurança da produção, para manter um ritmo de produção rápido, que é a nossa tarefa mais importante atualmente”, disse Li Yanqing, Secretário-Geral da Associação da Indústria Naval da China.
Segundo Li Yanqing, após mais de 10 anos de ajustes, a indústria naval chinesa entrou novamente nesta zona, indicando que, nas atuais circunstâncias do mercado, tanto o estado de produção das empresas, os níveis de pedidos como os níveis de lucro estão em situações muito ideais. As empresas navais devem aproveitar este período para fazer todos os esforços possíveis para garantir a entrega pontual, rápida e de qualidade dos navios, transformando as vantagens da construção naval em bons resultados econômicos.
Fonte: Beijing Guoxin Huijin Co (gxfin.com)