Tecnologia

Robotáxis da Baidu baixam preços, mas enfrentam desafios

Robotáxis da Baidu
Fonte da imagem: Xinhua

Apollo Go, o serviço de transporte autônomo da Baidu, tem se destacado nesta semana com tarifas extremamente baixas, mas também enfrenta questões de segurança e reclamações de taxistas.

O Yicai testou um dos táxis sem motorista da Apollo Go em Wuhan no dia 9 de julho, pagando apenas 5,1 yuans (US$ 0,70) por uma viagem de 12 quilômetros, muito menos que os 29 yuans (US$ 4) cobrados por um táxi convencional. A experiência de viagem foi, em geral, tranquila, apesar de três frenagens de emergência, com uma velocidade média de cerca de 65 km/h em uma via expressa.

Entretanto, o serviço apresenta problemas. Dois dias antes, o Yicai relatou que um táxi autônomo da Apollo Go havia atropelado um pedestre imprudente em Wuhan, capital da província de Hubei. Um representante da Baidu afirmou que o pedestre não ficou ferido.

Os taxistas locais estão sendo impactados pela vantagem de preço dos táxis autônomos e pela operação 24 horas, levando-os a exigir uma concorrência justa e mais controles sobre as áreas onde os robotáxis operam. Moradores reclamam que esses veículos às vezes estacionam ilegalmente, bloqueiam vias e se movem devagar.

A Apollo Go já acumulou mais de 100 milhões de quilômetros de rodagem autônoma sem grandes acidentes, segundo Chen Zhuo, gerente geral da unidade de negócios de direção autônoma da Baidu, recebendo feedback de quase 1,8 milhão de usuários após completar mais de seis milhões de viagens.

Wuhan é pioneira na condução autônoma. A cidade possuía quase 3.380 quilômetros de estradas para testes de veículos autônomos em dezembro, com reservas de serviços relacionados chegando a 732.000 no ano passado.

A Apollo Go visa alcançar o ponto de equilíbrio em Wuhan até o final deste ano e começar a lucrar no próximo ano. Um robotáxi de sexta geração da Apollo Go custa apenas 200.000 yuans (US$ 27.500), 60% mais barato que o modelo anterior, segundo o Yicai.

A Apollo Go opera 400 robotáxis em Wuhan, não os 1.000 rumores, de acordo com um oficial do departamento de transporte local. Eles não competem diretamente com os táxis tradicionais no momento, mas são vistos mais como uma nova experiência, disse Pan Helin, membro de um comitê do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação.

A condução inteligente é uma tendência de longo prazo à qual as pessoas precisam se adaptar, segundo Stephen Dyer, co-líder na China da consultoria AlixPartners. Os taxistas enfrentam uma situação semelhante à de quando os carros substituíram as carruagens puxadas por cavalos.

Os táxis sem motorista podem trazer mais benefícios econômicos e valor agregado, como a construção de sistemas colaborativos para infraestrutura de veículos inteligentes e o aumento do valor de produção da indústria automotiva trazido por instalações de entretenimento nos veículos e pela inteligência veicular, acrescentou Pan.

Os robotáxis provavelmente representam cerca de 3% de todos os táxis nas estradas e, com mais apoio político, podem chegar a cerca de 22% em 2027 e mais da metade em 2030, segundo Yu Mingyuan, ex-diretor de um centro ligado ao ministério dos transportes.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global