Empreendedorismo

Chineses buscam mais produtos importados em festival de compras 618

Festival de compras
Fonte da imagem: Li Ran/ Xinhua

O festival de compras online “618”, que ocorre anualmente em junho na China, não apenas atraiu o interesse dos consumidores chineses, mas também chamou a atenção para marcas de todo o mundo. Muitas empresas estrangeiras participaram do festival, inicialmente criado em comemoração ao aniversário de fundação da plataforma de e-commerce, JD.Com, em 18 de junho. A data foi aderida por diversos e-commerces do país, como Tmall e Pinduoduo, como uma oportunidade para oferecer produtos com desconto.

Segundo o site chinês, Yicai Global, durante as primeiras quatro horas da promoção, mais de 10.000 marcas viram suas vendas dispararem mais de cinco vezes em relação ao ano anterior no JD.com. No mesmo período, 1.479 marcas estrangeiras viram suas transações dobrarem em relação ao ano anterior no Tmall Global, uma plataforma de e-commerce da Alibaba, que atende à crescente demanda dos consumidores chineses por produtos internacionais.

Para atender à crescente demanda por produtos importados, os e-commerces chineses têm feito esforços para melhorar a logística de entrega. A Cainiao, empresa chinesa referência em logística de e-commerce transfronteiriço, atualiza sua previsão de volume de pacotes todos os dias por meio de tecnologia de inteligência artificial (IA), o que reduz tempo e custo de entrega.

Aumenta a importação de cosméticos e suplementos

Marcas estrangeiras especializadas em cosméticos e suplementos de saúde participaram ativamente do festival de compras. A Mistine, uma marca de cosméticos da Tailândia, estocou mais de 1,9 milhão de produtos, com 1,2 milhão de itens recém-importados para a China. A WHC, uma marca de saúde da Bélgica, preparou mais de 650.000 unidades de óleo de peixe de alta pureza, com 10.000 unidades para sua estreia no Tmall e 160.000 brindes promocionais, todos enviados para armazéns aduaneiros.

O aumento das vendas de produtos importados, como cosméticos, suplementos de saúde e artigos esportivos, indicam novas tendências de crescimento no mercado consumidor da China. Segundo um executivo do Tmall Global, marcas de saúde e beleza continuam a ser uma parte substancial das marcas estrangeiras que entraram no mercado chinês. Produtos nutricionais e antienvelhecimento são atualmente o segmento que cresce mais rápido na categoria de saúde da plataforma. Também houve aumento na procura por marcas estrangeiras de bebidas alcoólicas premium e bens de luxo importados.

O segmento esportivo manteve-se em destaque, com equipamentos para caminhadas, ciclismo e esportes aquáticos emergindo como três novas grandes tendências no consumo de esportes ao ar livre.

De acordo com estatísticas do Tmall Global, o crescimento das vendas de câmeras digitais importadas dobrou nas primeiras 4 horas do festival. A marca japonesa de estilo retrô Olympus, em particular, viu um aumento de oito vezes nas transações. Além disso, houve um aumento notável de 518% nas vendas de equipamentos de motocicleta, especialmente capacetes, e um crescimento de 248% nas transações gerais de CDs e DVDs importados na plataforma.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global