A China Telecom, uma das maiores operadoras de telefonia sem fio do país, revelou o primeiro modelo de linguagem grande da China que pode entender simultaneamente mais de 30 dialetos locais, como o de Cantão, Xangai e Wenzhou. A inovação visa tornar o atendimento ao cliente mais eficiente.
O modelo de reconhecimento de fala, lançado no último fim de semana, foi testado no atendimento ao cliente nas províncias de Fujian, Jiangxi e Guangxi. De acordo com um comunicado de imprensa de um laboratório de inteligência artificial da empresa com sede em Pequim, o modelo pode entender 30 dialetos em questão de segundos e lidar com cerca de dois milhões de chamadas por dia.
Além disso, alguns governos locais têm utilizado o modelo em serviços públicos para melhorar o atendimento ao cliente.
O LLM é de código aberto, pois o objetivo é proteger os dialetos locais com parceiros e desenvolvedores individuais, informou a China Telecom. A empresa continuará a melhorar o número e a precisão dos dialetos suportados. O plano é construir o primeiro LLM de reconhecimento de fala que suporte dialetos de 333 regiões em nível de prefeitura, bem como as principais línguas minoritárias em toda a China.
“O modelo é de grande significado social porque é extremamente urgente proteger os dialetos para transmitir a língua e a cultura”, destacou a empresa. A China possui cinco principais famílias linguísticas e mais de 130 idiomas. Cerca de um quinto da população não entende mandarim, um grupo de residentes que muitas vezes vive em áreas rurais e está isolado dos computadores. Além disso, muitos dialetos estão desaparecendo devido ao rápido desenvolvimento socioeconômico da China, acrescentou a empresa.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: ScienceNet.cn
Imagem principal: OleCNX/ Adobe Stock