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Foco estratégico da Alibaba é nos usuários e em IA, dizem os líderes

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Fonte da imagem: Xinhua

O Alibaba Group Holding vai aperfeiçoar sua estratégia para se concentrar em seus usuários e em inteligência artificial, de acordo com a liderança.

Os usuários das várias plataformas da Alibaba vêm em primeiro lugar na forma como a empresa opera negócios e projeta produtos, disseram o presidente Joe Tsai e o CEO Eddie Wu em uma carta aos acionistas. A segunda direção estratégica é o foco da gigante do e-commerce em Inteligência Artificial (IA) como o elemento mais poderoso que mudará e acelerará o crescimento dos negócios.

A Alibaba continuará a investir em seus dois principais negócios de e-commerce e computação em nuvem, acelerar o crescimento dos negócios e manter sua liderança em tecnologias básicas e inovação, incluindo IA, segundo a empresa sediada em Hangzhou.

“Nos últimos 25 anos, a Alibaba cresceu consistentemente, mas, infelizmente, adquiriu características de ‘empresa grande'”, disseram Tsai e Wu. Portanto, nos próximos 10 anos, a dona da Tmall se esforçará para reacender um espírito de startup novamente, definido por empreendedorismo e inovação. A missão é “facilitar os negócios em qualquer lugar.”

A Alibaba fará estratégias de longo prazo, pensando em ciclos de 10 anos, afirmaram os líderes.

A Alibaba está enfrentando forte concorrência de plataformas de e-commerce como Pinduoduo. Nos primeiros três meses deste ano, o lucro líquido da Alibaba caiu 96% para US$ 127 milhões em relação ao ano anterior, enquanto a receita aumentou 7% para US$ 30,7 bilhões, de acordo com seu último relatório de ganhos. Em comparação, a Pinduoduo mais do que triplicou seu lucro líquido e dobrou sua receita.

Após superar as expectativas de receita dos analistas no primeiro trimestre, a capitalização de mercado da Pinduoduo disparou no Nasdaq, recentemente superando a da veterana do setor Alibaba, listada na Bolsa de Valores de Nova York.

No ano fiscal encerrado em 31 de março, a renda líquida da Alibaba aumentou modestamente em 9% para US$ 9,9 bilhões com um aumento de 8% na receita para US$ 130,4 bilhões. A renda operacional saltou 13% para US$ 15,7 bilhões, enquanto os ganhos ajustados antes de juros, impostos, depreciação e amortização totalizaram US$ 22,9 bilhões, um aumento de 12%.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global
Imagem principal: Xinhua