Após cerca de um ano e meio de queda nos resultados, o setor de chips de semicondutores registrou um pequeno lucro no primeiro trimestre de 2024, com a taxa de crescimento do lucro líquido em comparação com o ano anterior.
Dados da Wind mostram que a mediana da taxa de crescimento do lucro líquido das 153 empresas de semicondutores no primeiro trimestre deste ano foi de 11,11%, em comparação com -52,01% no mesmo período do ano anterior, enquanto a mediana da taxa de crescimento da receita operacional foi de 20,21%, em comparação com 11,36% no ano anterior, indicando que a recuperação da demanda final continua.
No entanto, o mercado ainda não chegou a um consenso sobre as ações de semicondutores de estilo de crescimento. Até 8 de maio, o índice de chips de semicondutores da China caiu 12,51% no ano, acumulando uma queda de 48,58% desde 2022, com uma média de queda de 21% nas 153 ações mencionadas no ano.
Em 2024, a recuperação da demanda por produtos eletrônicos de consumo, representada por smartphones e computadores (PCs), é a base do processo de recuperação da indústria de semicondutores como um todo. Devido à demanda contínua por novas energias (armazenamento de energia solar, veículos de nova energia) nos últimos anos, a demanda por IA, incluindo seu impacto no hardware, como poder de computação em nuvem, terminal NPU e espaço de armazenamento, é fundamental para acelerar o crescimento da cadeia de valor da indústria.
A tendência de recuperação da indústria de semicondutores está ligada a diversos fatores, como a economia macroeconômica, as decisões de política monetária do Federal Reserve dos EUA, e a iteração de produtos eletrônicos de consumo. Desde o segundo semestre de 2022, o tamanho da demanda final tem diminuído continuamente, levando toda a indústria a entrar em um estado de redução de preços e redução de estoques, resultando em uma queda acentuada na lucratividade das empresas listadas na China.
Analisando os relatórios anuais de 2023, descobriu-se que a mediana da taxa de crescimento da receita operacional das 153 empresas de chips de semicondutores durante o período de relatório foi de apenas 2,85%, enquanto a mediana da taxa de crescimento do lucro líquido atribuível aos acionistas e do lucro líquido atribuível aos acionistas após ajustes foi de -34,3% e -43,84%, respectivamente. Mesmo as principais empresas têm dificuldade em atravessar o ciclo, com a principal empresa de fabricação de wafers, SMIC International, registrando uma queda de 8,61% na receita e de 66,51% no lucro líquido em 2023, a primeira vez desde sua listagem que a empresa apresenta uma queda simultânea na receita e no lucro líquido.
Com o fim da redução passiva de estoques e a crescente recuperação da demanda final, no primeiro trimestre deste ano, as 153 empresas alcançaram uma média de 31,56% de crescimento na receita operacional em comparação com o ano anterior, um aumento de mais de 40 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, que estava em -9,2%. A média da taxa de crescimento do lucro líquido atribuível aos acionistas subiu de -52,02% no ano anterior para 11,11%, um aumento de mais de 60 pontos percentuais.
O tamanho do estoque também reflete a tendência de recuperação da demanda final. De acordo com os relatórios financeiros, até o final de 2023, as 153 empresas de semicondutores tinham um estoque de RMB 183,186 bilhões, um aumento de quase RMB 20 bilhões em comparação com o mesmo período de 2022, chegando a RMB 167,603 bilhões no final do primeiro trimestre deste ano.
Vinte empresas de semicondutores registraram um crescimento significativo na receita operacional, envolvendo design de chips digitais, design de chips analógicos, materiais de semicondutores, equipamentos de semicondutores, fabricação de wafers, entre outros elos da cadeia. A fabricante de chips de armazenamento Biwin Storage registrou o maior aumento na receita, atingindo 305,8%. Os produtos de armazenamento representam cerca de um terço da participação de mercado de semicondutores, e as variações de preço dos produtos de armazenamento em resposta às mudanças na demanda são frequentemente consideradas indicadores de recuperação e declínio cíclicos. Segundo dados da WSTS, o mercado global de circuitos integrados em 2022 foi de aproximadamente US$ 479,99 bilhões, sendo o mercado de chips de armazenamento de cerca de US$ 134,1 bilhões, representando 28% do total e ocupando o segundo lugar, atrás apenas dos chips lógicos.
Quanto ao crescimento dos resultados e às mudanças na demanda, a Biwin Storage afirmou em sua reunião de resultados que, em 2024, com a recuperação da demanda final, a estratégia de redução de produção e aumento de preços continuará, os estoques dos clientes finais continuarão a melhorar e caminharão gradualmente em direção a um equilíbrio entre oferta e demanda. Os preços dos dispositivos de armazenamento continuaram a aumentar no primeiro trimestre deste ano e espera-se que continuem a subir no segundo trimestre, com a tendência da indústria no segundo semestre ainda a ser observada.
Apesar do forte aumento na receita, a lucratividade da cadeia de semicondutores ainda é relativamente fraca. Das 153 empresas, apenas 25 registraram um lucro líquido atribuível aos acionistas de mais de RMB 100 milhões no primeiro trimestre, e ainda há 64 empresas com uma queda no lucro líquido atribuível aos acionistas em relação ao ano anterior. Por exemplo, as empresas de equipamentos de semicondutores que entregaram resultados impressionantes no mesmo período do ano passado estão enfrentando dificuldades para manter o crescimento devido à alta base de comparação. No primeiro trimestre, a lucratividade da fabricante de equipamentos Piotech Inc. e da ACM Research caiu 80,5% e 47,43%, respectivamente. As duas empresas de design de chips analógicos, Suzhou Novosense Microelectronics e 3PEAK, registraram uma queda de mais de 30 vezes no lucro líquido no primeiro trimestre, com Novosense registrando um prejuízo de RMB 150 milhões e 3PEAK um prejuízo de RMB 49,1676 milhões.
Com a consolidação da base de smartphones e PCs, a inteligência artificial (IA) está contribuindo para o aumento da demanda na cadeia de valor da indústria de semicondutores após um ciclo de redução de estoques. O mercado em geral acredita que a recuperação será o tema principal da indústria de semicondutores este ano, com a expectativa de que a demanda impulsionada pela IA contribua para o aumento da demanda e se torne o maior impulsionador do crescimento dos resultados.
“Com a recuperação da demanda final, a taxa de crescimento da receita operacional da cadeia de semicondutores supera a do lucro líquido, o que indica que a demanda está melhorando. No entanto, devido ao período de redução de estoques, alguns produtos ainda não tiveram seus preços e estoques normalizados. Prevemos que, pelo menos até o final do primeiro semestre deste ano, a recuperação continuará sendo o tema principal, e não veremos uma melhora significativa na lucratividade de empresas individuais”, disse um executivo de uma empresa de semicondutores à imprensa. “A demanda certamente continuará estrutural e se refletirá na lucratividade da cadeia industrial. Produtos relacionados à demanda por novas energias devem manter um bom ritmo de crescimento, e a tendência de eletrificação, inteligência e conectividade na indústria automobilística impulsionará significativamente a demanda por semicondutores automotivos.”
O executivo acima mencionado afirmou que nos últimos anos a cadeia de semicondutores na China passou por uma rápida expansão da capacidade de produção, seguida por um crescimento explosivo da demanda, entrando então na fase de redução de preços e redução de estoques. “De maneira geral, nos últimos anos, a indústria de semicondutores chinesa se desenvolveu rapidamente, mas carece de estabilidade e sustentabilidade. Após aprender com as experiências passadas, em 2024, mais empresas de semicondutores se concentrarão na otimização da cadeia de suprimentos e no ajuste da capacidade de produção.”
Os produtos de consumo eletrônico, representados por smartphones e PCs, ocupam a maior parte da demanda final de semicondutores, e o esperado crescimento desses dois produtos é considerado a base para a recuperação cíclica da indústria de semicondutores. No primeiro trimestre deste ano, o volume de remessas de smartphones na China se manteve em crescimento estável, com o mercado de smartphones chinês registrando um volume total de aproximadamente 69,26 milhões de unidades, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior, um desempenho ligeiramente acima do esperado.
No entanto, em termos de perspectivas anuais para a demanda de semicondutores, a aceleração do crescimento da indústria impulsionada pela inteligência artificial (IA) é fundamental para impulsionar um desempenho acima do esperado em toda a cadeia. Um executivo do setor de TMT acredita que, na ausência de produtos de grande sucesso, a demanda por smartphones inteligentes deve crescer ligeiramente em relação ao ano anterior. O AIGC, representado pelo ChatGPT, está sendo amplamente utilizado em diversas indústrias em todo o mundo, e a demanda por hardware básico, especialmente chips de alta potência de computação e memória de alta largura de banda, está crescendo rapidamente, o que é crucial para a prosperidade da indústria.
“A demanda por produtos de consumo eletrônico está basicamente correlacionada com a demanda por produtos de armazenamento, e é provável que o mercado de armazenamento continue a melhorar no primeiro semestre deste ano. O desempenho do mercado no segundo semestre dependerá da capacidade dos novos produtos de smartphones e AIPC em impulsionar uma grande onda de trocas de smartphones e da gradual recuperação do mercado de servidores domésticos. A médio e longo prazo, a lucratividade de armazenamento de alta e média gama é garantida, pois o impulso das novas aplicações de terminais de IA fará com que os fabricantes concentrem seus esforços em aplicações de alto valor agregado, evitando competir em áreas tradicionais de baixo custo, e espera-se que os preços não sofram uma deterioração acentuada.”
Fonte: yicai.com
Imagem principal: Filippo Carlot/ Adobe Stock