Neste mês será lançada a nave espacial tripulada chinesa, Shenzhou-18. Na manhã desta quarta-feira,17, a nave espacial Shenzhou-18 foi transportada verticalmente e acoplada ao foguete transportador Longa Marcha II F.
Na base de lançamento de veículos espaciais tripulados do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, a combinação da nave e do foguete Shenzhou-18 foi transportada da fábrica de testes de montagem vertical para a torre de lançamento.
Através das câmeras, foi possível observar que a plataforma giratória de quatro andares está envolvendo verticalmente o corpo do foguete desta missão de cima para baixo, protegendo-o. Também é possível ver três torres umbilicais conectadas à combinação da nave e do foguete. A combinação da nave será conectada a várias linhas e realizará trabalhos de suporte correspondentes, como ajustar o status técnico da nave Shenzhou-18 dentro da carenagem, garantindo que ela esteja em sua melhor condição para a missão Shenzhou-18.
No local do transporte nesta manhã, foi possível ver que a missão ainda está utilizando o modo de transporte vertical, o que requer condições climáticas rigorosas. Nesta época, o Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan é propenso a ventos e areia. A combinação nave-foguete tem cerca de 60 metros de altura e está conectada a quatro pontos de ligação na plataforma de transporte. O processo de transporte exige requisitos rigorosos de direção e velocidade do vento.
No local, a velocidade do vento foi monitorada em tempo real com instrumentos e usam o som entre a plataforma e a trilha como referência para ajustes, controlando o ritmo geral do transporte através de um sistema inteligente digital.
Comparado ao foguete que realizou a última missão de lançamento espacial tripulado, o foguete Longa Marcha II F desta vez teve uma melhoria adicional em termos de confiabilidade e segurança. Xiao Nan, um dos desenvolvedores do foguete Longa Marcha II F na Academia de Tecnologia Aeroespacial, afirmou em uma entrevista que, em comparação com missões anteriores, esta missão de lançamento pela primeira vez utiliza a plataforma de operações com cobertura da carenagem, onde os técnicos passaram de operações sequenciais de ponto único para operações paralelas de múltiplos pontos, resultando em uma grande melhoria em termos de qualidade e eficiência.
A seguir, o Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan realizará uma série de preparativos intensivos e organizados, incluindo a continuação dos testes de funcionalidade da nave-foguete, simulações de lançamento de todo o sistema, confirmação dos astronautas no local e abastecimento do foguete, garantindo assim o sucesso suave da missão de lançamento e a segurança absoluta dos astronautas para atingir o pleno sucesso desta missão de lançamento.
Os astronautas para missões Shenzhou-18 e Shenzhou-19 já foram confirmados
No final de janeiro, Yang Liwei, vice-designer-chefe do programa espacial tripulado da China, afirmou em uma entrevista que os seis astronautas das missões Shenzhou-18 e Shenzhou-19, programadas para 2024, já foram confirmados. Além do treinamento básico, eles também estão passando por treinamentos mais intensivos e específicos em relação às missões da estação espacial deste ano.
Fonte: news.cctv.com
Imagem principal: Xinhua