O feriado do Ano Novo Chinês é sempre um período que movimenta a economia da China em diversos segmentos, como o setor de viagens, turismo, entretenimento, alimentício, entre outros.
Durante o feriado nacional, 474 milhões de pessoas viajaram internamente na China, com um gasto total de RMB 632,687 bilhões, um aumento de 47,3% em comparação com o ano anterior.
Os órgãos de controle de fronteiras em todo o país garantiram a entrada e saída de 13,517 milhões de pessoas, com uma média diária de RMB 1,69 milhão de pessoas, um aumento de 2,8 vezes em relação a 2023.
A bilheteria de filmes durante os 8 dias de feriado ultrapassou RMB 8 bilhões, estabelecendo um novo recorde na história do cinema do período do Ano Novo Chinês.
Este Ano Novo Chinês foi o primeiro desde a transição para a normalização do controle da pandemia na China. O “movimento da China” impulsionou a aceleração da vitalidade do consumo entre o que é tradicional e moderno. Os chineses não apenas visitaram mercados e apreciaram lanternas, mas também se envolveram na nova tendência nacional. As roupas de estilo chinês moderno se tornaram populares em plataformas de comércio eletrônico; celebrar o Ano Novo em museus se tornou um “novo costume”; vários locais lançaram projetos interativos, proporcionando uma nova experiência para a cultura tradicional.
Com o apoio de novas tecnologias, o novo tipo de consumo caracterizado por digitalização e inteligência também estimulou o entusiasmo dos consumidores. Nos espaços de transmissão ao vivo na internet, apresentadores digitais de IA trouxeram uma nova experiência de compra. Os “produtos eletrônicos de Ano Novo”, como assinaturas de membros de sites de vídeo, são populares entre os jovens consumidores. Lavadoras de piso, lava-louças e fechaduras inteligentes se tornaram os “novos três itens” da vida doméstica.
A reunião do Comitê Central de Assuntos Econômicos no final do ano passado destacou a mudança do impulso do consumo de recuperação pós-pandemia para expansão contínua. O Ministério do Comércio da China designou 2024 como o “Ano de Promoção do Consumo” e realizará uma série de atividades para promover o consumo. Com o impulso de várias políticas, o potencial de consumo da China continua a ser liberado e a estrutura de consumo continua a se elevar. “Os turistas chineses estão ‘espalhando dinheiro’ no Ano do Dragão” e “os sinais de recuperação do Ano Novo do Dragão são encorajadores”. A mídia estrangeira tem feito relatos consecutivos e acredita que isso é um impulso para a economia mundial.
Devido às medidas de facilitação do comércio e ao desenvolvimento do comércio eletrônico transfronteiriço, as mesas de jantar chinesas durante o Ano Novo Chinês reuniram sabores de todo o mundo. As cerejas do Chile se tornaram as “rainhas” das frutas importadas. O salmão da Noruega, camarões do Equador e vinhos franceses também são muito apreciados pelos consumidores chineses. Dados de plataformas relacionadas mostram que durante o período do Ano Novo, as vendas de camarões da América do Sul aumentaram 361% em relação ao ano anterior, o salmão aumentou 460% e as vendas de caranguejo-rei da Rússia aumentaram sete vezes.
Este ano, o Ano Novo Chinês também foi o primeiro a ser incluído como feriado pelas Nações Unidas. Aproximadamente um quinto da população mundial celebrou o Ano Novo Lunar de diversas formas. Impulsionado por políticas favoráveis, como isenção de vistos, facilidades de trânsito e retomada de rotas aéreas, o turismo de entrada e saída acelerou sua recuperação. Um grande número de turistas chineses viajou para o exterior, trazendo boas notícias para a indústria do turismo local.
Tomando como exemplo os três países mais recentemente isentos de visto, Singapura, Malásia e Tailândia, durante o Ano Novo Chinês, as reservas de passagens aéreas para Singapura aumentaram 29 vezes em comparação com o ano anterior, para Kuala Lumpur aumentaram 20 vezes e para Bangkok aumentaram 16 vezes. De acordo com dados de plataformas relacionadas, durante o feriado do Ano Novo Chinês deste ano, os turistas chineses estiveram presentes em mais de 1700 cidades ao redor do mundo.
Através do fervoroso consumo durante o Ano Novo Chinês, as pessoas puderam ver a grande vantagem do mercado de grande escala da China e sentir a temperatura da economia chinesa. O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a previsão de crescimento econômico da China para 2024 em 0,4 ponto percentual, para 4,6%, no final de janeiro. Recentemente, o Instituto Alemão de Pesquisa Econômica divulgou um relatório afirmando que as empresas alemãs estão planejando aumentar seus negócios na China para lidar com os riscos trazidos pela tensão comercial global.
Atualmente, embora a economia chinesa enfrente desafios, sua base fundamental de longo prazo permanece positiva. Desde o fervoroso consumo durante o Ano Novo Chinês até o aumento contínuo dos elementos que sustentam o desenvolvimento econômico de alta qualidade, a economia chinesa tem confiança em uma contínua recuperação e melhoria em 2024.
Fonte: news.china.com.cn
Imagem principal: He Hongfu/Xinhua