Na noite de 1º de janeiro, a BYD China divulgou seus dados mais recentes de vendas. Em dezembro do ano passado, as vendas de veículos de nova energia da BYD totalizaram 341.000 unidades, com as vendas de veículos de passageiros ultrapassando 340.000 unidades, um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com base no recorde de vendas em dezembro, as vendas acumuladas da BYD em 2023 atingiram 3.024.400 unidades, um aumento de 62,3% em relação ao ano anterior. Destas, as vendas de veículos de passageiros foram de 3.013.000 unidades, representando um crescimento de 61,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando com sucesso a meta anual de vendas de 3 milhões de unidades para 2023.
Segundo informações de várias fontes e da Yicai, após atingir a meta de vendas, a BYD planeja recompensar as concessionárias da China com um generoso prêmio de cerca de RMB 2 bilhões. Para as concessionárias que atingiram a meta de vendas, a BYD distribuirá prêmios e recompensas com base em um padrão de RMB 666.00 por veículo vendido. Para as lojas que não atingiram a meta de vendas, a BYD distribuirá prêmios multiplicando a taxa de conclusão da meta de vendas da por RMB 666.00 por veículo vendido.
Com o aumento explosivo das vendas de veículos de nova energia em 2023, a BYD também alcançou um grande crescimento nos lucros no mesmo ano. Nos primeiros três trimestres de 2023, a empresa registrou um lucro líquido atribuível aos acionistas de RMB 21,367 bilhões, um aumento de 129,47% em relação ao ano anterior. Somente no terceiro trimestre de 2023, a BYD obteve um lucro líquido atribuível aos acionistas de RMB 10,413 bilhões, um aumento de 82,16% em relação ao ano anterior.
A recompensa da BYD aos concessionários desta vez equivale a cerca de 1/5 do lucro líquido obtido do terceiro trimestre do ano passado.
Em setembro de 2023, houve relatos de que a BYD também concedeu um bônus de lucro aos funcionários internos (equivalente ao bônus voltado para final de ano de 2022). De acordo com as informações, entre os funcionários dos níveis E e F, a recompensa básica é de RMB 10.800 por pessoa para departamentos funcionais, enquanto as fábricas de automóveis recebem RMB 14.000 por pessoa.
No final de março de 2023, o CEO da BYD, Wang Chuanfu, estabeleceu metas para o ano em uma reunião de comunicação com investidores após a divulgação dos resultados. O plano era tornar a BYD a maior fabricante de automóveis da China até o final de 2023, com uma meta inicial de vendas de 3 milhões de veículos em 2023, buscando alcançar 3,6 milhões de carros vendidos. Em dezembro de 2023, a BYD iniciou uma estratégia de preços de fim de ano para alcançar a meta anual de vendas.
Guerra de preços
Em 1º de dezembro, a BYD anunciou que lideraria a iniciativa “rede de nomes das dinastias” encabeçada pelos modelos campeões de vendas como BYD Qin e BYD Han, lançando um fundo de reserva de compra e conversão de veículos de combustível para veículos de nova energia de tempo limitado, com descontos de até RMB 20.000, válido apenas em dezembro. Entre eles, o modelo BYD Qin PLUS DM-i teve um desconto direto de RMB 10.000, com preço promocional de RMB 89.800 por tempo limitado.
Em fevereiro de 2023, o preço do Qin PLUS DM-i caiu para abaixo de RMB 100.000 pela primeira vez, causando um grande impacto no mercado chinês de sedans a combustível da Classe A. Apenas nove meses depois, o preço do veículo caiu para menos de RMB 90.000. Além do Qin, o modelo Han teve um desconto máximo de RMB 20.000, entrando no mercado de veículos de passageiros com faixa de preço abaixo de RMB 200.000; o modelo Tang teve um desconto máximo de RMB 15.000; o modelo Song teve um desconto de RMB 10.000; e o modelo Yuan teve um desconto máximo de RMB 6.000.
O CEO da BYD Wang Chuanfu afirmou que nos próximos 3 a 5 anos, o mercado automotivo como um todo ou diferentes segmentos de mercado continuariam a travar uma guerra de preços.
No entanto, em contraste com as ótimas notícias de vendas, as ações da BYD ainda mostram desempenho moderado e relativamente fraco. No primeiro dia de negociação de 2024, as ações da BYD caíram 2,49% para RMB 193,05 por ação, com uma capitalização de mercado total de RMB 558 bilhões.
Fonte: yicai.com
Imagem principal: Zhang Nan/ Xinhua