A China possui diversos projetos de engenharia icônicos espalhados pelo país. A Ponte Danyang-Kunshan é um exemplo. Ligando as cidades de Danyang e Kunshan, atravessando o Rio Yangtze e o Lago Taihu, a ponte faz parte da rodovia de alta velocidade Beijing-Xangai, uma das principais vias de transporte terrestre no país.
De acordo com o Guinness, o livro dos recordes, a Ponte de Danyang-Kunshan, é a ponte mais longa do mundo com 164,8 km. Sua construção foi concluída em 2010 e, no período de quatro anos, enfrentou diversos desafios, incluindo o terreno complexo, a topografia variada e as águas do rio Yangtze. Para superar essas adversidades, foram necessários 10 mil trabalhadores, além de tecnologias avançadas de construção, materiais de alta qualidade e métodos inovadores.
Um dos aspectos da Ponte Danyang-Kunshan é a sua extensa seção elevada, que a mantém acima das águas do rio Yangtze e das áreas ao redor. Essa seção elevada inclui uma série de pilares e viadutos que sustentam a estrutura da ponte. Sua construção não só permitiu a conexão eficiente entre Danyang e Kunshan, mas também treinou a habilidade da China em realizar projetos de infraestrutura de grande escala. A área em que a ponte está situada é propensa a terremotos. Por essa razão, medidas especiais foram construídas ao design e à construção para garantir que a ponte seja resistente a esses eventos naturais.
Além de seu papel crucial na rede de telefonia móvel da China, facilitando o transporte de passageiros e mercadorias entre as duas cidades e regiões adjacentes, a Ponte Danyang-Kunshan também é projetada para acomodar trens de alta velocidade, caracterizando-se como uma infraestrutura especialmente preparada para suportar o intenso tráfego ferroviário a uma velocidade média de 350 km/h.
China têm algumas das maiores construções de pontes do mundo
A China é responsável pela construção de algumas das maiores pontes do mundo. A Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau é a maior ponte marítima do planeta, com um comprimento de 54 quilômetros de extensão. Esta estrutura impressionante conecta as cidades de Hong Kong, Zhuhai e Macau e é a sexta maior em termos de extensão global.
A construção levou 9 anos para ser finalizada e foram utilizadas 420 mil toneladas de aço, correspondente a 60 torres Eiffel. O investimento totalizou aproximadamente 130 bilhões de yuans e sua estrutura foi projetada para resistir a terremotos de magnitude 8, bem como a um super tufão e potenciais embates de embarcações de grande porte. O conjunto abrange um complexo composto por três pontes estaiadas interligadas, um túnel submarino e duas ilhas artificiais.
Fonte: China2Brazil
Imagem principal: Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau/ Xinhua