Aconteceu nesta segunda-feira, 31, a Conferência da Indústria de Eletrônicos e Tecnologia da Informação de Chengdu, em São Paulo. A cidade chinesa de Chengdu, que fica no sudoeste da China, é um pólo de desenvolvimento nas áreas de eletrônicos e tecnologia da informação. O evento foi organizado pela Associação da Indústria de Eletrônico e Tecnologia da Informação de Chengdu, e apoiado pela consultoria brasileira IEST Consulting.
Jia Xiaoqin, Secretária-Geral da Associação da Indústria de Eletrônicos e Tecnologia da Informação de Chengdu, falou sobre a indústria de eletrônicos e TI da cidade de Chengdu, as oportunidades e o ambiente de investimentos para uma plateia mista entre representantes de empresas chinesas e brasileiras.
Segundo Jia, para acelerar os intercâmbios de negócios e cultural entre os países, no ano passado, o Brasil e a China fecharam um acordo para estabelecer um consulado do Brasil em Chengdu. O Banco Central do Brasil e o Banco Popular da China assinaram um Memorando de Entendimento para estabelecer a troca em moeda chinesa e, assim, facilitar as trocas comerciais entre os dois países.
A Secretária informou que a indústria de eletrônicos de Chengdu movimentou 1 trilhão de yuans em 2021. Ao longo dos anos, Chengdu se estabeleceu como um pólo referência na China em sistemas, terminais inteligentes e software. Empresas estrangeiras como Dell e Lenovo estão estabelecidas na cidade. “Acredito que com cooperação alcançaremos benefícios mútuos e promoveremos a competitividade da indústria elétrica e tecnológica de Chengdu para o mercado internacional”, disse.
A empresa Sichuan Puji Special Automobile Co. atua na produção e venda de equipamentos de mobilidade e para a indústria automobilística hospitalar, além de equipamentos médicos e hospitalares. A empresa também é focada na produção e venda de equipamentos em 5G, e tem aplicações de Internet das Coisas e Inteligência Artificial em veículos hospitalares, com equipamentos que promovem a comunicação dentro de ambulâncias e auxiliam motoristas com GPS de alta tecnologia. “Trabalhamos com equipamentos e operamos em 5G não apenas para a indústria médica, mas também para a portuária”, disse Shen Gang, representante da Sichuan Puji Special Automobile Co.
Para Jiao Yan, da Chengdu Kingbri Frequency Technology Co, “Esta é uma oportunidade de valor inestimável que permite explorar possibilidades de cooperação entre os dois países”. A empresa fabrica produtos para a indústria automobilística e para sistemas de monitoramento a distância, computadores, eletrônicos e equipamentos de segurança. Entre alguns dos clientes da companhia estão Panasonic, Samsung, Interbras, BYD, Huawei, Bosch, Nio, Chery, e Volkswagen.
Fonte: China2Brazil
Imagem principal: China2Brazil