A Megvii Technology, uma empresa de software de reconhecimento facial apoiada pelo Alibaba, vai tentar abrir seu capital novamente em Xangai, após tentativas anteriores fracassadas em Hong Kong e Xangai, e nos Estados Unidos.
A Bolsa de Valores de Xangai reiniciou o processo de registro da MegVii após a empresa atualizar suas informações financeiras, divulgou a bolsa durante o fim de semana. Fundada em outubro de 2011, a Megvii é mais conhecida por seu software de reconhecimento facial usado em pagamentos móveis.
A startup apresentou seu prospecto inicial à Bolsa de Valores de Hong Kong em agosto de 2019, mas o ambiente de negócios mudou logo depois. Em outubro, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos incluiu a Megvii em uma lista de entidades envolvidas em atividades contrárias aos interesses da política externa dos EUA. Consequentemente, a empresa de inteligência artificial direcionou seu foco para o mercado de capitais do continente.
A Megvii planeja captar mais de 6 bilhões de yuans (US$ 836,4 milhões) emitindo no máximo 253 milhões de CDRs, de acordo com o prospecto. Os recursos da listagem serão destinados à pesquisa e desenvolvimento básico, soluções de Internet das Coisas, robôs e pesquisa e desenvolvimento de sensores.
A Ant Group e a Taobao China Holding, duas afiliadas do gigante do comércio eletrônico Alibaba Group Holding, detêm uma participação combinada de 29,4% na Megvii, de acordo com o prospecto. Os fundadores Yin Qi, Tang Wenbin e Yang Mu são os controladores de fato, mesmo possuindo um total de 16,8% do patrimônio líquido da Megvii.
A startup de IA estava no vermelho no momento da apresentação do prospecto. No primeiro semestre de 2021, seu déficit totalizou 1,9 bilhão de yuans. Em 2020, foi de 3,3 bilhões de yuans, reduzindo pela metade em relação a 2019.
Fonte: Yicai Global
Imagem principal: Megvii Technology/ Divulgação