Economia

Importações e exportações da China aumentam 2,1% no primeiro semestre do ano

Importações e exportações
Fonte da imagem: CHUTTERSNAP/ Unsplash

A Administração Geral das Alfândegas da China informou que as importações e exportações do país aumentaram 2,1% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um novo recorde histórico.

Segundo os dados, o valor total do comércio de mercadorias da China no período foi de 20,1 trilhões de yuans, um aumento de 2,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As exportações totalizaram 11,46 trilhões de yuans, um aumento de 3,7% em relação ao ano passado, enquanto as importações atingiram 8,64 trilhões yuans, uma queda de 0,1%.

Os dados alfandegários mostram que no primeiro semestre de 2023, o volume do comércio exterior da China ultrapassou a marca de 20 trilhões yuans pela primeira vez na história do mesmo período. No primeiro e segundo trimestres, o volume de comércio atingiu 9,76 trilhões de yuans e 10,34 trilhões yuans, respectivamente, ambos registrando crescimento em relação ao ano anterior. Em termos de comparação trimestral, o comércio no segundo trimestre cresceu 6% em relação ao primeiro trimestre, com crescimento de 1,2% em maio e junho.

A estrutura do comércio exterior chinês continua a se otimizar, com o comércio geral de importação e exportação totalizando 13,16 trilhões yuans, um aumento de 4% em relação ao ano passado. As importações e exportações de empresas privadas aumentaram 8,9%, representando 52,7% do valor total do comércio. As exportações de novos produtos, como veículos elétricos para passageiros, baterias de lítio e células solares, cresceram em conjunto 61,6%, contribuindo com um aumento de 1,8 pontos percentuais nas exportações totais.

No mesmo período, o comércio entre a China e seu maior parceiro comercial, a ASEAN, atingiu 3,08 trilhões de yuan, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior, representando 15,3% do valor total do comércio. O comércio com a União Europeia totalizou 2,75 trilhões de yuans, um aumento de 1,9%. O comércio entre a China e os países ao longo da iniciativa ‘Um Cinturão, Uma Rota‘ registrou um crescimento de 9,8% em relação ao ano anterior, superando a taxa de crescimento geral em 7,7 pontos percentuais, representando 34,3% do valor total do comércio. O comércio com outros países membros da RCEP aumentou 1,5% em relação ao ano anterior.”

Fonte: Shanghai Securities News
Imagem principal: Chuttersnap/  Unsplash