A educação tem desempenhado um papel fundamental no avanço da China nas últimas décadas. Compreender a importância da educação na ascensão da China, é essencial para entender como o país conseguiu se tornar uma das principais economias do mundo nas últimas décadas.
O investimento no sistema educacional foi uma das principais estratégias adotadas pelo governo chinês para garantir um desenvolvimento sustentável, baseado em uma força de trabalho altamente qualificada e em uma economia baseada em inovação e tecnologia. Segundo a UNESCO, o país alocou 3,57% de seu PIB em educação em 2020, valor que chegou a 3,85% em 2013.
A partir da década de 1980, o governo chinês adotou políticas de reforma educacional que buscam melhorar a qualidade do ensino e aumentar o acesso à educação em todo o país. Desde então, o foco tem sido no desenvolvimento de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
A sigla STEM é formada pelas iniciais das palavras em inglês: Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Mathematics (Matemática). Juntas, essas áreas formam a base do sistema STEM.
O país tem trabalhado para garantir que todos os seus cidadãos tenham acesso a uma educação básica de qualidade. É possível notar o resultado desse investimento no aumento significativo da taxa de alfabetização, que passa de 96%, além da crescente proporção de sua população com formação universitária.
A China também é líder mundial em produção de pesquisa científica e tecnológica, com um grande número de patentes e inovações desenvolvidas. O país já é líder em patentes de 5G e 6G, além de estar entre os que mais registram patentes em diversos segmentos do mundo. Até 2025, a China prevê formar 1 milhão de profissionais no setor de propriedade intelectual.
A ênfase na educação STEM também tem ajudado a China a se tornar um líder em setores como inteligência artificial, realidade aumentada, robôs, blockchain, tecnologia da informação e telecomunicações.
A educação também desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento econômico da China, fornecendo profissionais especializados e com habilidades avançadas necessárias para impulsionar a economia.
Quer saber mais sobre a China? Leia também: Conheça a trajetória política do presidente chinês, Xi Jinping
Imagem principal: Sezerozger/ Adobe Stock