O diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), Wang Yi, reuniu-se com a delegação liderada por Romenio Pereira, secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores do Brasil (PT), em Pequim, na quarta-feira (1).
No encontro, Wang disse que a China e o Brasil são ambos grandes países em desenvolvimento com impacto global e países de mercado emergente.
A China sempre vê os laços bilaterais com o Brasil de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, disse ele, acrescentando que os dois países desfrutam de frutífera cooperação em vários campos e estreita coordenação em assuntos internacionais.
Observando que as relações China-Brasil têm influência no desenvolvimento dos dois países, assim como na paz e estabilidade mundial, Wang disse que o Partido Comunista da China está disposto a ter um profundo intercâmbio de experiências de governança estatal com o Partido dos Trabalhadores do Brasil (PT) e abrir novas perspectivas para a parceria estratégica abrangente China-Brasil.
Pereira disse que o Partido dos Trabalhadores atribui grande importância ao fortalecimento da troca de experiências com o PCC sobre governança do Partido e do estado, e espera impulsionar a cooperação bilateral em vários campos para o benefício dos dois povos.
Liu Jianchao, chefe do Departamento Internacional do Comitê Central do PCC, também se reuniu com a delegação de Pereira na quarta-feira. Os dois lados trocaram opiniões sobre o aprofundamento da amizade tradicional entre as duas partes, o fortalecimento do aprendizado mútuo sobre a governança partidária e estatal e o avanço da parceria estratégica abrangente China-Brasil.
Fonte: Diário do Povo; Xinhua