A empresa chinesa Tencent lançou recentemente uma plataforma de pagamento internacional chamada “Tenpay Global”. A plataforma fornece uma solução única para serviços como cobrança global, pagamento e troca para vendedores e plataformas de comércio eletrônico internacionais, com uma taxa de retirada mínima de 5/10.000.
A “Tenpay Global” atualmente aceita transações em mais de 20 moedas globais, e os comerciantes podem acessar seus serviços através do site oficial da empresa e da conta encontrada no aplicativo social WeChat com suporte de corrente.
O serviço é permitido para realizar pagamentos, negócios de câmbio e liquidação transfronteiriça de RMB na China Continental. Também obteve uma licença como operador de serviços financeiros e uma licença de instalação de valor armazenado em Hong Kong, e uma licença de instituição de pagamento importante em Cingapura.
A nova plataforma da Tencent tem claras vantagens em vários aspectos importantes com os quais os comerciantes estão mais preocupados, como taxas de manuseio, horário de chegada e taxas de câmbio em tempo real, e chegou a acordos com as principais plataformas de comércio eletrônico como a Amazon, Mercado Livre e Cdiscount.
“O mercado de comércio eletrônico transfronteiriço tem uma forte vitalidade e resistência ao crescimento. A ampla participação de pequenos e micro comerciantes tem proporcionado muitos empregos para os jovens”.
Chen Qiru, vice-presidente da Tencent Financial Technology, disse: “Esperamos ajudar os canais de liquidação do comércio eletrônico internacional a serem mais suaves e contribuir para a retomada da produção das empresas chinesas na era pós-epidêmica”.
Desde o surto de covid em 2020, a escala de compras on-line em todo o mundo aumentou. De acordo com a Administração Geral de Alfândegas da China, a escala de importação e exportação do comércio eletrônico transfronteiriço na China atingiu 1,98 trilhão de yuans (US$ 288 bilhões) em 2021.
O iiMedia Research prevê que até 2024, a escala do comércio eletrônico transfronteiriço na China deverá atingir 3 trilhões de yuans.
Desde o levantamento das rigorosas políticas de prevenção e controle de epidemias na China no final de 2022, o comércio internacional e o consumo transfronteiriço se recuperaram fortemente no início de 2023.
De acordo com a Administração de Imigração da China, durante os sete dias de férias do Festival da Primavera deste ano, mais de 2,87 milhões de pessoas deixaram o país por uma viagem ou outros motivos, com um número médio diário de 410.000, um aumento de 120,5% em relação ao mesmo período do Festival da Primavera do ano passado.
Além disso, os dados da UnionPay International, uma subsidiária da China UnionPay, mostram que durante o Festival da Primavera de 2023, a quantidade de transações de consumidores domésticos usando os cartões UnionPay em caixas eletrônicos e lojas no exterior aumentou em cerca de 60%.
Em termos de política, em junho de 2022, o Banco Popular da China emitiu um aviso, apoiando os bancos domésticos a cooperarem com instituições de pagamento não bancárias e instituições de compensação com qualificações legais para prestar serviços de liquidação transfronteiriça de yuans.
Fonte: CNSTOCK
Imagem principal: Donald Wu/ Unsplash