A China fez progressos no desenvolvimento de indústria verde durante a última década, de acordo com um livro branco divulgado pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado, na quinta-feira (19).
A China tem promovido o desenvolvimento sustentável e o crescimento da indústria verde com base no fortalecimento da conservação dos recursos e da proteção ambiental. A contínua proteção do ambiente ecológico e a promoção da transformação verde criou uma enorme demanda de mercado e grandes oportunidades para as indústrias verdes.
Nos últimos anos, o valor de produção da indústria de conservação de energia e proteção ambiental aumentou em mais de 10% ao ano, e a escala de produção de equipamentos de energia limpa ocupa o primeiro lugar no mundo.
Além disso, a produção de novos veículos de energia tem se mantido no topo do mundo por oito anos consecutivos, de acordo com o Livro Branco.
Políticas e regulamentações também desempenham um papel de incentivo e orientação no desenvolvimento de indústrias verdes.
Durante a última década, um total de mais de 100 bilhões de yuans (14,73 bilhões de dólares) foi investido do orçamento central para apoiar a construção de infraestrutura ambiental, e quase 200 bilhões de yuans foram alocados para compensação de proteção ecológica no nível central durante o período do 13º Plano Quinquenal.
A inovação e a industrialização da tecnologia verde também promoveram o desenvolvimento da indústria verde. No final de 2021, havia 49.000 patentes de invenções efetivas na indústria de conservação de energia e proteção ambiental da China e 60.000 patentes de invenções efetivas na nova indústria energética, que são 1,6 vezes e 1,7 vezes as do final de 2017.
No final de 2021, o saldo do crédito verde na moeda local e estrangeira da China era de 15,9 trilhões de yuans, e o estoque de títulos verdes ultrapassou 1,1 trilhão de yuans, todos eles entre os mais altos do mundo.
Fonte: Taizhang