Ao longo de toda a história da civilização chinesa, o dragão apresenta um papel de muita importância na cultura da China, sendo chamado frequentemente de Dragão sagrado.
Além de ser um animal lendário e estar presente em diversos elementos da cultura da China, também é um dos símbolos mais importantes da nobreza, simbolizando o poder sobrenatural, a benevolência, a fertilidade, a vigilância e a dignidade. Acreditava-se que o imperador descendia diretamente dos dragões.
Para os chineses, os dragões são vistos como criaturas sagradas, que possuíam a função de proteger o imperador. Inclusive, as crianças que nascem no ano do dragão, no horóscopo chinês, são consideradas sortudas já que eles são associados à sorte e à prosperidade.
A Dança do Dragão Sagrado
A cultura da China traz, desde os tempos antigos, muitos princípios da natureza. A dança teve origem na Dinastia Han (206 a.C. até 220 d.C) e seu intuito era homenagear seus ancestrais, pedir pela chuva, trazer boa sorte e prosperidade no ano futuro.
Com isso, a dança do dragão passou a ser uma atração indispensável em festejos relacionados à agricultura e à fartura.
Com o passar dos anos, a dança do dragão se tornou uma forma de entretenimento e foi incorporada nas comemorações e integrada oficialmente ao calendário de cerimônias importantes e festivais chineses, transformando-se em um espetáculo e manifestação folclórica.
Os movimentos precisam ser coordenados e exigem muita disciplina já que seu tamanho pode chegar até 3 metros de altura, que são divididos entre cabeça, corpo e cauda.
Para sustentá-lo e fazer os movimentos, varas de bambu são usadas para manipular o dragão durante a dança, o que requer bastante esforço físico. A cabeça deve estar sempre em movimento, para demonstrar poder.
Em alguns espetáculos em que há pouca luz, são usadas lanternas dando a sensação de que o Dragão Sagrado está com os olhos iluminados.
A música também é um fator especial que, em conjunto com os movimentos, trazem harmonia e elegância para o show.
Quer saber mais sobre a China, leia também: Pontos Turísticos que são Patrimônio Mundial da UNESCO na China