A fim de resolver o problema dos altos custos das baterias e melhorar as margens de lucro, muitas empresas de automóveis chinesas começaram a entrar diretamente na cadeia de fornecimento de baterias de várias maneiras.
Montadoras como a Geely e a NIO, por exemplo, criaram suas próprias subsidiárias de baterias na esperança de reduzir custos.
Este artigo foi compilado para apresentar as operações independentes de baterias da BYD, SAIC e GAC Motor, conforme revelado na 7ª Cúpula Internacional sobre Aplicação de Bateria de Potência realizada em Xangai.
Bateria de Lâmina da BYD
Desde o início deste ano, a BYD se tornou uma das empresas de baterias que mais cresce no mundo. Em termos de classificação mensal para o segundo semestre do ano, a empresa sediada em Shenzhen superou a LG Energy Solution da Coréia do Sul para ficar em segundo lugar no ranking mundial.
A bateria de lâminas da BYD contribuiu muito para esta trajetória comercial positiva.
Em março de 2020, a BYD lançou sua “bateria de lâminas”. Este nome se refere às células de bateria de íon-lítio de forma esbelta e plana que se assemelham a lâminas (seu tamanho típico é 13,5mm x 90mm x 960mm).
O interior adota um design empilhado, e as células são diretamente integradas ao fundo do conjunto de baterias, eliminando assim a estrutura do módulo.
De acordo com a FinDreams Battery, a subsidiária comercial de baterias da BYD, com sede em Shenzhen, a empresa construiu uma plataforma de células de bateria de lâminas.
As células de bateria de lâminas podem ser divididas em “lâminas longas” (comprimento maior que 700 mm), “lâminas curtas” (comprimento 400-700 mm) e “lâminas quadradas” (altura maior que 150 mm), de acordo com suas formas.
Pacotes de baterias agrupados com diferentes tipos de baterias de lâminas podem atender às necessidades de espaço e tensão de diferentes modelos de veículos.
Entretanto, embora este tipo de bateria tenha passado por várias experiências de segurança, os carros equipados com elas frequentemente se tornam tópicos quentes devido a sua combustão espontânea.
De acordo com estatísticas da mídia doméstica, houve 18 casos de combustão espontânea (incluindo casos “suspeitos”) envolvendo veículos BYD na primeira metade de 2022, incluindo um modelo Dolphin, dois modelos Qin PLUS DM-i, um Qin Pro EV, um Song Pro EV, três Tangs e nove modelos Tang DM-i.
Todos os modelos de combustão espontânea foram equipados com baterias de lâminas, e a maioria deles eram modelos super híbridos (DM-i).
Bateria da Rubik SAIC
Em agosto deste ano, a montadora estatal chinesa SAIC, sediada em Xangai, lançou sua “Bateria de cubo mágico”, que se concentra na integração ultra alta, vida útil ultralonga e proteção de segurança “zero fuga térmica”, apoiando também a separação de veículos e baterias.
Este produto é uma bateria padrão com um comprimento e largura fixos de 1300mm x 1690mm. Há três opções de altura, incluindo 110mm, 125mm e 137mm.
O pack de baterias adota a tecnologia LBS e CTP (Cell To Pack Modular-Free Technology). A espessura de um único conjunto de baterias é tão baixa quanto 110mm, e a eficiência do agrupamento de massa da bateria pode chegar a 75%-80% e a eficiência do agrupamento de volume pode chegar a 59%-62,3%. Isto melhora muito a eficiência do veículo.
O sistema de bateria pode cobrir faixas de cruzeiro de 400 km a 800 km, dependendo do modelo preciso. A SAIC está desenvolvendo uma “bateria padrão golden” com uma duração superior a 1.000km e uma “bateria padrão black” de carga super-rápida baseada em uma plataforma de tensão de 800V, que pode ser carregada por 5 minutos para uma faixa de 200km.
Este projeto de bateria recarregável super-rápida entrou na fase de amostra e está programado para começar a produção em massa em junho do próximo ano.
A bateria é também o resultado de uma cooperação profunda entre a SAIC e a CATL, uma das maiores gigantes mundiais em baterias. A CATL declarou que autorizou a tecnologia CTP relevante para a SAIC e que ambos os lados cooperaram para completar a produção.
Célula de Eletrodo de Silício Negativo de Alta Energia Específica da GAC
Aion, uma marca chinesa de veículos elétricos sob a Guangzhou Automobile Corporation (GAC), vem desenvolvendo suas próprias baterias há muito tempo.
No mesmo ano, quando a GAC Aion foi fundada em 2017, a empresa realizou a produção em massa e a instalação de pacotes de baterias projetados independentemente para seu primeiro modelo BEV, e também iniciou o desenvolvimento independente de baterias.
Em 2021, lançou tecnologias como a bateria de revistas, a bateria negativa de silicone esponjoso e a bateria super velocidade.
Entre elas, a “célula de eletrodo negativo de silício de alta energia específica” é o mais antigo sistema independente da GAC Aion.
Este produto é equipado com um invólucro quadrado de alumínio com uma densidade de energia de 280Wh/kg. Adota um eletrodo positivo de níquel e um sistema de material de eletrodo negativo de silicone, enquanto o material de eletrodo negativo de silicone tem mais vantagens do que o tradicional eletrodo negativo de grafite em gramas de capacidade, e desempenho em alta e baixa temperatura.
O modelo Aion LX Plus é equipado com esta célula de bateria, tornando-o o primeiro modelo GAC Ean de produção de massa elétrica pura com uma faixa de cruzeiro de mais de 1.000 km.
Além dos produtos convencionais de bateria de ferro de lítio, a empresa também introduziu uma bateria de lítio super-ferro de nova geração construída com tecnologia micro cristalina (SmLFP), que visa melhorar os defeitos inerentes dos materiais de fosfato de ferro de lítio em baixas temperaturas, garantindo ao mesmo tempo um melhor desempenho do ciclo.
A nova bateria pode ser reciclada mais de 4.000 vezes, mantendo uma taxa de retenção de capacidade de 80%, correspondente à faixa geral de cruzeiro de todo o veículo que exceda 1,5 milhão de km.
Diferente da BYD e SAIC, a principal prioridade da GAC Aion é acelerar a implementação do primeiro lote de baterias auto produzidas. Os principais fornecedores de baterias para veículos elétricos da empresa são CALB, CATL e Farasis Energy.
Fonte: The Paper