Tecnologia

140 veículos em testes de condução autônoma na China, diz CEO da Xiaomi

Xiaomi

Matéria publicada originalmente no dia 12 de agosto de 2022

A Xiaomi está atualmente realizando testes em 140 veículos em toda a China para condução autônoma, disse nesta quinta-feira (11), Lei Jun, CEO da companhia.

A notícia marca a última referência para o fabricante de smartphones, que anunciou no ano passado que entraria no competitivo setor de EV e desafiaria marcas estabelecidas e empresas tecnológicas mais jovens.

Lei informou que a empresa tinha 500 funcionários dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma para seu próximo carro e tinha colocado 3,3 bilhões de yuans (US $490 milhões) para a iniciativa.

Muitas outras empresas chinesas estão investindo em tecnologia de condução autônoma, incluindo a gigante Didi Global e o fornecedor de mecanismos de busca Baidu Inc.
No início desta semana, a Xiaomi tornou-se a primeira empresa na China a obter licenças para operar táxis totalmente sem condutor em estradas abertas.

A Xiaomi se transformou em uma das marcas mais vendidas de smartphones Android, tanto na China como posteriormente no mundo inteiro. Em 2021, o cofundador, Lei Jun, anunciou que Xiaomi entraria no mercado de veículos elétricos, uma incursão que ele disse que marcaria sua última grande empreitada empresarial.

A empresa se comprometeu a levar seus carros para a produção em massa no primeiro semestre de 2024. No início deste ano, a empresa iniciou a construção de sua primeira fábrica de automóveis em Pequim.

Robô humanoide que reconhece emoção

No evento, Lei também revelou um robô humanoide chamado CyberOne, pesando 52 kg e medindo 177 cm de altura, embora não estivesse pronto para a produção em massa.

De acordo com a Xiaomi, o CyberOne usa várias tecnologias para reconhecer 45 emoções humanas e distinguir 85 sons ambientais. Equipado com o algoritmo de controle de corpo inteiro da Xiaomi, pode coordenar o movimento de 21 articulações; e com o sistema visual espacial Mi Sense, que permite a reconstrução 3d do mundo real.

Xiaomi

Xiaomi diz que a inteligência e as capacidades mecânicas da CyberOne são todas autodesenvolvidas pelo Xiaomi Robóticas Lab. Houve inúmeros trabalhos de desenvolvimento de software, hardware e algoritmos por trás disso.

Xiaomi

O robô humanoide é considerado o desafio mais difícil e tecnicamente integrado no campo das máquinas inteligentes, e Xiaomi ainda está no primeiro estágio de seu desenvolvimento. A Xiaomi acredita que os robôs inteligentes entrarão na vida das pessoas no futuro.

 

Fonte: The Paper; Xinhua