Matéria publicada originalmente no dia 5 de agosto de 2022
A 5ª edição da China International Import Expo (CIIE), realizada desde 2018, não será afetada pela pandemia, e será inaugurada como previsto, de 5 a 10 de novembro de 2022. O evento acontecerá no Centro Nacional de Exposições e Convenções, em Xangai. As informações são da Bloomberg News.
O slogan da CIIE é “Belt and Road, a construção de um negócio comum, princípios e espírito comuns e compartilhados” e mostra a ideologia que norteia as características chinesas para a construção de uma economia mundial aberta, para a inclusão global, cooperação aberta e desenvolvimento mutuamente benéfico.
A feira segue as diretrizes do governo chinês para que o mundo possa compartilhar os frutos do desenvolvimento da China na nova era, para a construção de uma economia mundial aberta para promover a globalização econômica em direção a cooperação mais aberta, inclusiva, equilibrada e vantajosa para contribuir.
O objetivo da feira é “mostrar a vontade sincera do governo chinês de tomar a iniciativa de desenvolver o mercado, fornece uma plataforma pública para os países para realizar o comércio internacional, criar bens públicos que promovem o desenvolvimento global inclusivo e recíproco. Além disso, é uma necessidade intrínseca da economia chinesa para alcançar o desenvolvimento de alta qualidade”.
Até 1 de julho de 2022 todos os preparativos avançaram firmemente, com 80% da área assinada pelas empresas excedendo a área planejada, e 260 das 500 maiores empresas e líderes da indústria do mundo tinham assinado contratos.
Participação do Brasil
O governo brasileiro tem estado ativamente envolvido na China Xangai Import Expo desde o início e é também um dos convidados de honra da Expo.
Na primeira edição foram enviadas mais de 450 pessoas de 87 empresas. Na segunda edição da feira, em 2019, o então presidente liderou pessoalmente a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos de 110 empresas brasileiras participaram ativamente para mostrar a importância da feira.
O governo brasileiro tem uma atitude positiva em relação à participação na feira de importação de Xangai. A China e o Brasil são membros dos cinco países do BRICS, e ambos os lados também são os maiores parceiros no comércio de importação e exportação.
Tradução: Mei Zhen Li