Tecnologia Economia

Sinopec conclui instalações de perfuração de poço de gás de xisto no sudoeste da China

gás de xisto

A maior empresa de refinaria de petróleo da China, Sinopec, anunciou nesta quinta-feira (27) a conclusão de uma instalação de perfuração de poço de gás de xisto horizontal ultra longo, localizada no distrito de Fuling, no sudoeste da cidade de Chongqing. A instalação estabeleceu um recorde nacional com uma extensão horizontal de 4.286 metros.

Com uma profundidade de 7.161 metros, o poço 18-S12HF de Sinopec bateu dois recordes. Além da seção horizontal de 4.286 metros de comprimento, também alcançou uma “perfuração de uma viagem” horizontal de 4.225 metros de comprimento, de acordo com o Grupo de mídias da China (CMG, sigla em inglês).

Ele marcou um grande avanço na perfuração de poços horizontais ultralongos para gás xisto na China, o que dará um forte impulso à produção do recurso, disse o relatório CMG.

O gás de xisto é um reservatório de gás não convencional, também conhecido como um tipo de “reservatório de gás artificial”, que requer que o xisto seja triturado para liberar o gás. É reconhecido pela indústria como um desafio de classe mundial. A perfuração de poços horizontais é uma tecnologia crucial.
 gás de xisto
“Poço horizontal ultra longo” refere-se a um poço com uma seção horizontal de mais de 3.000 metros. Com múltiplos desafios, incluindo maior risco de colapso da parede do poço, tem sido um problema para a exploração de gás de xisto de alta eficiência.

O poço de 18-S12HF tem reservas comprovadas de 900 bilhões de metros cúbicos (bcm) e uma produção acumulada superior a 47 bcm. Ele tem fornecido energia limpa a mais de 70 cidades ao longo do Cinturão Econômico do Rio Yangtze, beneficiando mais de 1.000 empresas e quase 200 milhões de residentes, disse a empresa.

A China tem intensificado esforços para estabelecer um sistema de fornecimento de energia sólido e diversificado nos últimos 10 anos, com uma taxa de autossuficiência superior a 80%, de acordo com a Administração Nacional de Energia (NEA, sigla em inglês) da China.

O sistema de fornecimento de energia do país resistiu às pressões causadas pela pandemia COVID-19 e de desastres naturais, e amorteceu o impacto da volatilidade dos preços internacionais, fornecendo uma sólida garantia de energia para o desenvolvimento econômico de alta qualidade da China, disse Ren Jingdong, vice-diretor da NEA, em uma coletiva de imprensa em 17 de outubro.

Fonte: ST.DAILY