Matéria publicada originalmente no dia 30 de agosto de 2022
No dia 15 de agosto, foi realizada a abertura da 3ª edição da Semana de Inovação China-Brasil e o Fórum de Cooperação China-Brasil para o Desenvolvimento Sustentável 2022, em Xangai e Pequim, na China, e em Brasília e São Paulo, no Brasil. O encontro aconteceu de forma híbrida: virtual para o público brasileiro e presencial para o público chinês.
O evento foi realizado conjuntamente sob a orientação da Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério de Minas e Energia (MME). O evento foi organizado conjuntamente pelo Centro de Comunicação da Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, a Embaixada do Brasil na China, o Consulado Geral em Xangai, a Apex-Brasil e o Centro Nórdico de Inovação. E teve os apoiadores o BRICS New Development Bank e do Grupo Suzano.
Ministros dos departamentos brasileiros relevantes, Max Montes e Adolfo Sachida, enviaram mensagens de parabéns à abertura da Semana da Inovação. Estiveram no evento e proferiram discursos: Chen Rui, Diretor Adjunto do Centro de Comunicação da Associação de Ciência e Tecnologia da China; Marcelo Baumbach, Cônsul Geral do Brasil em Xangai; Zhang Weimin, Presidente Assistente do Centro Nacional de Convenções e Exposições (Xangai), e Shi Fang, Vice-Prefeito do Distrito de Yangpu. Além deles, também proferiram discursos de alto nível: Marcos Troyjo, Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento BRICS; Daniel Trento, do Centro Brasileiro de Inovação na Agricultura e Pecuária; Joyce Resende, diretora geral de Desenvolvimento do Ministério de Minas e Energia do Brasil, e Ge Dong, representante Chefe da Apex-Brasil e Investimentos em Pequim.
A 3ª edição de inovação China-Brasil tem como foco o fortalecimento da cooperação científica e tecnológica entre os dois países, a promoção de benefícios mútuos entre as instituições de inovação chinesas e brasileiras e a criação de uma nova plataforma de cooperação abrangente em ciência, tecnologia e inovação. Como um importante resultado desta semana de inovação, os organizadores realizaram o lançamento dos resultados da semana de inovação sino-brasileira direto para a área de incubação de inovação jumbo. As oito empresas brasileiras que participaram desta semana de inovação se tornaram as primeiras expositoras do grupo de empresas brasileiras de inovação na 5ª edição da área de incubação de inovação jumbo.
Duan Xiaoguang, do grupo Syngenta, Henrique Debahi, do Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola do Brasil, e Wu Shanyang, da empresa de desenvolvimento agrícola Longping High-tech Citic Group, realizaram um seminário de cooperação em ciência e tecnologia agrícola para o desenvolvimento sustentável. Su Yujie, do Grupo Suzano, e Nelson Stanis da Huawei Digital Energy, realizaram o seminário de cooperação internacional sobre sustentabilidade e neutralidade de carbono.
No dia 16 de agosto, oito excelentes empresas brasileiras de tecnologia agrícola e energética foram oficialmente anunciadas através de um roadshow online, em especial os resultados da semana de inovação China-Brasil, que passa diretamente para a área de incubação de inovação da China International Import Expo. A cooperação em inovação não só mostra ao mundo a sinceridade e confiança mútua entre os dois países e uma parceria estratégica abrangente para a cooperação e win-win, mas também fornece canais e oportunidades para as empresas de tecnologia brasileiras se conectarem ao mercado chinês.