Muitos fabricantes chineses de cafeteiras contratadas estão se destacando por conta própria e construindo suas próprias marcas à medida que as máquinas de café se tornam mais populares na China e os pedidos de exportação saltam.
Algumas fábricas em Shunde, no sul da província de Guangdong, a capital dos pequenos fabricantes de eletrodomésticos, estão preparando atualizações tecnológicas ou desenvolvendo seus rótulos.
A Homezest Tech, o maior fornecedor de máquinas de café gota-a-gota da China para clientes estrangeiros, e a Xinbao Electrical Appliances Holdings, que comanda 40% das exportações de cafeteiras do país, estão iniciando suas próprias marcas. E a gigante da cafeteira Gemilai continua a investir no mercado chinês.
As vendas de máquinas de café na plataforma de comércio eletrônico da Alibaba Group Holding Tmall aumentaram por seis meses consecutivos este ano, mais do que triplicando em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o All View Cloud.
As grandes cidades da China estão experimentando um salto nas vendas de máquinas de café, disse Zhang Lizheng, chefe da unidade de negócios de máquinas de café da Philips Home Appliances China, à Yicai Global.
As exportações também estão em alta. As exportações das cafeteiras aumentaram 16,5% nos primeiros sete meses de um ano atrás para US$ 1,4 bilhão, de acordo com a Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Máquinas e Produtos Eletrônicos. Mais de 60% deste valor foi destinado aos mercados norte-americano e europeu.
Soluções
Os fabricantes chineses de máquinas de café estão desenvolvendo técnicas às quais detêm os direitos intelectuais, disse Liu Chunyu, vice-presidente da Homezest, à Yicai Global. Em vez de utilizar tecnologia fornecida por seus clientes, como faziam no passado, as empresas podem agora fornecer suas próprias soluções, desde o projeto até a fabricação e embalagem.
Este ano, a Foshan, província de Guangdong sul, Homezest desenvolveu uma máquina multifuncional de moagem e fabricação de café para um cliente conhecido em três meses, disse Liu. Eles usaram sua própria tecnologia e soluções e o cliente só tinha que projetar a aparência e o molde.
“Também estamos tentando construir nossas próprias marcas na China”, acrescentou ele.
Concorrência feroz
Atualmente, o mercado chinês de máquinas de café é dominado principalmente por marcas estrangeiras, como a italiana De’Longhi, a suíça Nespresso e a americana Philips. Mas sua participação no mercado foi diluída de 76% em 2020 para 60% no primeiro semestre, à medida que a concorrência com marcas locais se intensifica, de acordo com os especialistas.
O De’Longhi Group, sediado em Treviso, está se expandindo na China. Sua subsidiária em Dongguan, província de Guangdong, De’Longhi-Kenwood Appliances, que produz principalmente máquinas de café, está realizando um projeto de expansão de 280 milhões de yuans (US$ 38,6 milhões).
A centenária empresa italiana de moagem de café Eureka também está se preparando para se mudar e está criando uma fábrica de joint venture na China com a Shanghai Penini Import & Export, disse o gerente de marketing da empresa comercial Shen Weibo.
Fonte: China News