Em agosto de 2022, as exportações de automóveis da China saltaram para o segundo lugar no mundo pela primeira vez, e em setembro, as exportações de automóveis da China atingiram um novo patamar. Em setembro, as exportações de automóveis da China atingiram um novo patamar, com veículos de nova energia continuando a crescer tanto na produção quanto na exportação.
As exportações de automóveis da China continuaram a crescer a partir do mês anterior, à medida que as montadoras locais se expandiram ativamente para os mercados estrangeiros, com as exportações ainda ocupando o segundo lugar no mundo.
Dados divulgados pela Associação dos Fabricantes de Automóveis da China (CAAM, sigla em inglês) em 11 de outubro mostraram que as empresas de automóveis da China exportaram 301 mil unidades em setembro, uma queda de 2,6% em relação ao mês anterior e um aumento de quase 74% em relação ao ano anterior.
Nos três primeiros trimestres, as empresas automotivas da China exportaram cerca de 2,12 milhões de unidades, 55,5% a mais do que o número total de exportações de automóveis em 2021. O número de exportações de automóveis chineses ultrapassou 2 milhões de unidades pela primeira vez no ano passado.
Em agosto, as exportações de automóveis da China ultrapassaram a Alemanha e saltaram para o segundo lugar no mundo, logo atrás do Japão. 2022 As exportações de automóveis da China nos primeiros oito meses foram de cerca de 1,82 milhões de unidades.
Segundo a Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA, sigla original), a Alemanha exportou 1,66 milhões de veículos no mesmo período.
As montadoras chinesas estão acelerando sua expansão para os mercados globais. A maior fabricante de SUV e caminhonetes da China, Great Wall Motor, vendeu mais de 18 mil unidades no exterior em setembro, respondendo por até um quinto de suas vendas totais.
De janeiro a setembro, a Great Wall Motors acumulou vendas no exterior de 112 mil unidades, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. A Great Wall Motor disse que está acelerando sua estratégia de globalização e fez da eletrificação um de seus principais pilares.
Como exemplo, o veículo híbrido plug-in H6 SUV da Great Wall foi lançado na Tailândia em 7 de outubro, com pedidos superiores a 1.000 unidades em apenas 40 minutos de lançamento.
Cui Dongshu, secretário-geral da Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA, sigla em inglês), disse que os novos veículos de energia, incluindo veículos elétricos e híbridos plug-in, estão surgindo como um novo condutor do crescimento das exportações de automóveis da China.
A China exportou 389 mil veículos de nova energia nos três primeiros trimestres, duas vezes mais do que no mesmo período do ano passado. Os três principais mercados para a exportação de veículos de nova energia foram a Bélgica, o Reino Unido e a Tailândia.
A empresa alemã Sixt assinou um acordo de cooperação com a BYD da China no início deste mês para comprar cerca de 100 mil veículos elétricos da BYD até 2028.
Na primeira fase da parceria, a Sixt encomendou milhares de veículos puramente elétricos da BYD, sendo que os primeiros veículos deverão ser entregues aos clientes no quarto trimestre deste ano.
A SAIC, o maior fabricante de automóveis da China, exportou 99 mil veículos em setembro, incluindo 10 mil carros elétricos MG4 para a Europa.
O modelo, desenvolvido por uma equipe sino-britânica que trabalha em conjunto com base em padrões de qualidade de diferentes países, estará disponível em quase 20 países europeus no quarto trimestre.
A SAIC diz que usará este modelo para desenvolver a Europa no primeiro mercado externo a atingir o nível de vendas anuais de 100 mil veículos.
De janeiro a setembro, as vendas acumuladas da SAIC nos mercados externos atingiram 688 mil unidades, um aumento de quase 56% em relação ao ano anterior.
Fonte: China Daily