Cultura

Chineses comemoram o Dia Nacional da China

Dia Nacional da China
Fonte da imagem: Zhang Tao/ Xinhua

O Dia Nacional da China é comemorado no dia 1º de outubro, um dos feriados mais importantes do país e dá início à chamada Golden Week (semana dourada) um período de sete dias de comemorações e descanso.

Durante as festividades, o país é enfeitado com flores e esculturas em plantas em homenagem aos heróis na libertação da nação. Além disso, os chineses fazem desfiles militares, com exibição de tanques e tropas, e fazem demonstrações aéreas, cerimônias de hasteamento da bandeira do país. Há queima de fogos, show de luzes, apresentações de danças e músicas, e exposições de pintura e caligrafia.

Cada cidade da China comemora de uma maneira, levando em conta suas particularidades. Pelas ruas e parques pelo país já é possível ver as decorações e homenagens ao 73º aniversário chinês. Em Beijing, os parques municipais, o Jardim Botânico Nacional da China e o Museu do Jardim da China estão com exposições de flores, levando cores e alegria aos visitantes no feriado. Além disso, a Praça Tiananmen ganhou uma cesta gigante de flores e frutas, atraindo os moradores e turistas. Já nas ruas e estradas de Nanjing, Suzhou e outros pontos de Jiangsu, estão decorados com bandeiras vermelhas com estrelas, lanternas e nós chineses.

Golden Week

A data é celebrada anualmente pela proclamação formal da criação da República Popular da China, que aconteceu em 1949. Em razão do dia 1º de outubro, a China tem um feriado prolongado de sete dias. O período é chamado de Golden Week. Durante uma semana, as escolas e estabelecimentos comerciais não funcionam e estudantes e trabalhadores tiram folga – o que acaba impactando até no comércio exterior.

Dia Nacional da China
Fonte da imagem: Xinhua

Durante a Golden Week, as viagens internas se intensificam. É esperado um aumento no movimento de turistas, pois as temperaturas amenas de outono favorecem as viagens.

A História da Proclamação da República Popular da China

No século 19, a China passava pelo imperialismo promovido pelas nações capitalistas da Europa. Em 1911 houve o início de uma revolta contra a presença estrangeira no país, colocando fim ao sistema monárquico e dando início a República da China. Em 1915, a China foi dominada politicamente pelo Japão, dando início a criação do Partido Comunista que tinha Mao Tsé-Tung como líder. Com apoio popular, os comunistas batalharam contra o governo, resultando em uma guerra civil.

Com a vitória comunista na guerra civil, Mao Tsé-Tung proclamou oficialmente a República Popular da China. O ato aconteceu na Praça da Paz Celestial em 1º de outubro de 1949.

Leia também: Semana especial China2Brazil: História da Imigração Chinesa no Brasil