Pesquisadores chineses realizaram testes de levitação magnética com carros a 35 milímetros do chão em uma estrada na província de Jiangsu, no leste da China, disse a mídia local. Um segundo teste de estrada também foi realizado no mesmo dia em que os carros atingiram velocidades de 124 mph (200 km/h). No total, oito veículos foram testados em um trecho de 4,9 milhas (7,9 km) da rodovia, com velocidades máximas próximas a 142 milhas por hora (230 km/h).
Ambos os testes foram supervisionados pelas autoridades de transporte provincial e tinham o objetivo de estudar o projeto de estradas e as medidas de segurança para a condução prática em alta velocidade.
O carro Maglev foi modificado a partir de um veículo convencional em um projeto desenvolvido pela Universidade Sudoeste de Jiaotong, sediada em Chengdu. A instalação de matrizes de ímãs permanentes para levitação estava entre algumas das mudanças feitas no veículo.
Além disso, a estrada foi colocada com uma poderosa calha condutora que permitiu que o carro levitasse. Deng Zigang, professor da universidade, disse que esperava que a tecnologia pudesse ajudar a reduzir o consumo de energia e aumentar o alcance de condução dos carros.
A China pode até mesmo agora criar uma via dedicada para carros Maglev, que poderia ver melhorias adicionais no trânsito.
A China tornou-se líder no transporte de Maglev nos últimos anos, tendo revelado o primeiro trem de Maglev em Shanghai, em 2004.
O Shanghai Transrapid é o mais antigo sistema comercial de Maglev ainda em operação e é atualmente o trem elétrico mais rápido do mundo, com velocidade de cruzeiro de 431 km/h.
Este recorde pode ser batido logo após a China ter revelado um trem de alta velocidade no ano passado capaz de atingir velocidades de até 600 km/h.
O fabricante chinês CCRC Qingdao informou que o trem iria criar um “círculo de transporte de três horas” entre os principais centros metropolitanos, com a viagem de 1.068 km entre Pequim e Shanghai levando apenas 2,5 horas.
Nos testes de estrada de automóveis Maglev concluídos, os veículos especialmente adaptados atingiram velocidades de 230 km/h, mais que o dobro do limite de velocidade nas estradas da Rodovia Nacional da China.
Tradução: Mei Zhen Li