Tecnologia

Xiaomi não perdeu a corrida na indústria de carros elétricos, afirma CEO Lei Jun

Xiaomi na indústria de carros elétricos

Lei Jun, fundador e CEO da Xiaomi, publicou no Twitter em 8 de setembro: “Tesla entrou na indústria de veículos elétricos há mais de 10 anos à nossa frente. Algumas pessoas pensam que já perdemos nossa oportunidade para entrar no mercado, mas eu discordo. O jogo está apenas começando, e eu acho que a Xiaomi tem muitas oportunidades”.

O projeto de fabricação de automóveis da Xiaomi parece ter progredido mais rapidamente este ano. Em 22 de março, a empresa divulgou seu relatório financeiro do ano fiscal de 2021, mostrando que sua equipe de P&D ultrapassou 1.000 pessoas, e que o primeiro modelo de carro será produzido em massa no primeiro semestre de 2024. De acordo com o relatório de desempenho do segundo trimestre da empresa, suas despesas comerciais inovadoras no campo de veículos elétricos inteligentes foram de 611 milhões de yuan (US$ 88,3 milhões) durante o período.

Em julho, Lei publicou um vídeo de um teste de estrada utilizando pela primeira vez a própria tecnologia de condução automatizada da Xiaomi, e disse que sua equipe havia formulado a estratégia de layout técnico de algoritmos totalmente autodesenvolvidos. Ele também revelou que a tecnologia de condução automatizada da empresa entrou na fase de testes, e que 140 veículos de teste estão planejados na primeira fase, que será colocada em testes rodoviários em toda a China.

Em 28 de agosto, Lei também publicou uma foto sua e de um dos carros de testes automatizados da empresa em Weibo, escrevendo: “Alguém viu nosso carro de testes automatizado?

Xiaomi,  carro de testes automatizado

Além disso, um novo livro intitulado “The Business Thoughts of Xiaomi Corp. (Edição Chinesa)”, que foi editado pelo próprio Lei e compilado por Xu Jie Yun, foi publicado em 1º de agosto. O livro divulgou amplas informações sobre o negócio de fabricação de veículos da Xiaomi. Lei disse no livro que, para Xiaomi, fabricar carros é a tendência geral de seu desenvolvimento e que não há outra escolha. É também uma das decisões mais importantes na história da Xiaomi. Ele até o chamou de “o último grande projeto empresarial de sua vida”.

Em relação ao modelo e preço do primeiro carro da Xiaomi, a mídia doméstica Late Post Auto mencionou em um relatório que ele será um sedan, e que o limite de preço excederá 300 mil yuans. Outro veículo de mídia chinês Baobian informou que Xiaomi poderá não lançar apenas um modelo quando revelar seus carros, mas provavelmente lançará uma série de modelos na faixa de preços de 200 mil a 300 mil yuans. Quando finalmente forem revelados os modelos de carros, a Xiaomi precisa de produtos que possam vender bem para aumentar a confiança do mercado.

Além disso, alguns funcionários da Xiaomi disseram que o protótipo de carro de engenharia da empresa foi basicamente concluído e que está atualmente na fase de integração de software. Espera-se que este processo possa ser concluído por volta de meados de outubro deste ano, então ele entrará no próximo processo de teste.

Fonte: The Paper