Empreendedorismo Economia

Ambiente de desenvolvimento das PMEs na China tem melhora significativa

Em 9 de julho, o Centro de Promoção de Desenvolvimento de PMEs (Pequena e Médias Empresas) do MIIT, divulgou um relatório mostrando que o ambiente geral de desenvolvimento de PMEs de 2021 melhorou significativamente em toda a China.

Concentrando-se nos principais pontos problemáticos e dificuldades enfrentadas pelas PMEs, foram pesquisadas 36 cidades e mais de 35 mil PMEs em cinco dimensões: mercado, legal, financiamento, inovação e políticas. Em cada um desses cinco ambientes, cada cidade participante teve uma melhora em geral.

Ambientes das PMEs

Ambiente político

Em termos de ambiente político, as cidades participantes intensificaram os esforços para promover o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, introduziram ativamente políticas e medidas de apoio, ao mesmo tempo que melhoraram o nível de serviços públicos para essas empresas e melhoraram efetivamente a sensação de ganho e satisfação das empresas.

Segundo a pesquisa, 46,01% das empresas da amostra estão muito satisfeitas com a implementação da política de beneficiamento, e outras 41,92% estão apenas satisfeitas. Entre elas, as maiores satisfações são com a política de redução de impostos e taxas e a reforma do sistema de aprovação administrativa.

Ambiente financeiro

A fim de resolver os problemas de financiamento de PMEs, as cidades participantes implementaram efetivamente várias políticas e medidas nacionais, recursos integrados, plataformas e medidas inovadoras.

De acordo com os dados, 31,74% das empresas pesquisadas relataram que a dificuldade de financiamento foi significativamente reduzida, e 27,45% relataram uma pequena redução.

Ambiente de mercado

As cidades participantes adotaram uma série de medidas para proteger e apoiar as entidades do mercado, relaxando ainda mais o limite de acesso ao mercado e promover a reforma do sistema de aprovação administrativa.

A conveniência e eficácia dos serviços governamentais online vêm melhorando ano a ano e a vitalidade das entidades do mercado continua sendo estimulada. Em 2020, o número médio de novas empresas em cada cidade foi de 102.300, um aumento de 7% em relação ao 2019.

Ambiente legal

No âmbito legal, as cidades continuam a desbloquear os canais de proteção dos direitos empresariais, melhorar a padronização da aplicação da lei administrativa, além de melhorar o ambiente judicial e fortalecer a proteção dos direitos e interesses das pequenas e médias empresas.

No entanto, a pesquisa mostra que a questão da proteção judicial das PMEs é a principal deficiência que restringe a melhoria do ambiente legal, sendo necessário mais atenção.

Ambiente de inovação

Em termos de ambiente de inovação, as PMEs “especializadas e inovadoras” tornaram-se a espinha dorsal da inovação, mas ainda é proeminente o fenômeno de que muitos recursos de inovação estejam concentrados em cidades de primeira linha.

A pesquisa mostra que Pequim, Xangai, Shenzhen e Guangzhou, as quatro cidades têm um total de 684 operadoras de inovação reconhecidas nacionalmente, representando 26,53% do número total de cidades participantes da pesquisa.

Em comparação com a última avaliação, a concentração de recursos inovadores nas quatro cidades diminuiu ligeiramente, mas a distribuição desigual entre as cidades ainda é bem evidente.

 

Fonte: Diário do Povo