Muito tem se especulado sobre a chegada da Quinta Geração da internet móvel (5G), mas uma das certezas é que ela trará grandes melhorias, como a evolução na velocidade e a capacidade de conexão.
Com a chegada do 5G, a expectativa é que haja a ampliação e um processo de diferenciação da experiência humanizada e ágil que o live commerce já proporciona atualmente para os consumidores. Uma das grandes inovações, que a tecnologia pode integrar ao live commerce é a Realidade Virtual ou Realidade Aumentada.
Segundo a StreamShop, startup pioneira em live commerce no Brasil, mesmo que a implementação efetiva da tecnologia ainda dependa de muitos fatores, é inegável o potencial que ela possui de redimensionar o conceito de transações comerciais já conhecidas atualmente. A nova dinâmica vai deixar tudo a um clique dos consumidores e contribuir diretamente para o desenvolvimento do e-commerce de forma geral, e mais precisamente do live commerce.
Inteligência de dados
As possibilidades de coleta de dados e a inteligência que pode ser construída de forma instantânea por meio dos devices conectados será um grande ganho e o futuro das vendas online, segundo Márcio Machado, CEO e fundador da StreamShop. “Através de uma live commerce a inteligência artificial poderá atuar, por exemplo, conversando com o guarda-roupas do usuário sugerindo combinações do produto a venda com peças que ele já possui para fazer o match perfeito, ou até mesmo em uma live de vinhos checar o que o consumidor tem na geladeira para sugerir um vinho que harmonize perfeitamente com o prato em questão. A longo prazo teremos a ‘era da conexão’ em sua forma mais potente”, complementa o especialista.
A inteligência de dados se baseia em diversas ações e estudos analíticos de informações coletados por ferramentas digitais e que ajudam as empresas a entenderem o comportamento e o perfil dos consumidores, além de entender que rumos o seu negócio está tomando, ajudando então na tomada de decisões, como na elaboração de um calendário de ativações, em vitrines personalizadas e otimizadas para cada usuário, descobrir a taxa de abandono de carrinhos, além de estabelecer, com base nos dados, o tom da conversa com determinado público no live commerce, por exemplo.
Experiência de compra
Além disso, a velocidade de resposta e de transmissão trará grande melhoria no que diz respeito à experiência, inclusive de pagamentos, seja com a implementação de soluções com biometria, pagamentos sem cartão ou uso de reconhecimento facial, entre outros métodos. Outro ponto de destaque dessa evolução é a comunicação próxima e a conexão de pessoas através do vídeo, uma movimentação que já estava sendo observada pelos principais especialistas em live commerce, como reforça Márcio Machado.
“A internet 5G é um novo passo que o mercado está dando na aprimoração da experiência dos clientes e que deve ser encarado como um movimento constante. Para o live commerce, a chegada da inovação vem para tornar o processo de venda digital ainda mais instantâneo, com menor tempo de resposta e a comunicação cada vez mais real. Agora com os dispositivos conectados, a tecnologia deve extrapolar a tela e chegar em qualquer objeto que esteja conectado. É um grande estímulo para continuarmos evoluindo as plataformas de transmissão e com a tecnologia jogando a favor de uma experiência ainda mais fluida e provando que a modalidade serve para muito além da comercialização de produtos”, conclui o CEO e fundador da StreamShop.
Fonte: Divulgação