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O que os Jogos Olímpicos de 2008 e de 2021 trouxeram de mudança para a China

Como alguns mídias e agências de notícias estrangeiros referem-se ao ano de 2008 como o “milênio da China”, muitos chineses também veem este ano e o ano de 1978 como históricos. Assim, a história contemporânea da China pode ser dividida em três períodos: antes da abertura econômica, a agitação política do ano 1989 e a nova era partir de 2008.

No entanto, esta divisão faz com que a grande população se confunda sobre o quanto a China se desenvolveu, e concluir que todas as tecnologias, economias e inovação que vemos em 2021 é semelhante à de 2008. Na verdade, toda essa evolução que já estamos acostumados ver no dia a dia, surgiu depois de 2008.

Hoje, com a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Beijing, contaremos a mudança da China nesses 14 anos.

 

Infraestrutura

  1. Ferrovia

Por volta de 2008, em preparação para os Jogos Olímpicos, vários projetos foram construídos em Beijing que na época eram considerados de “projeto do século”. Em retrospectiva, hoje elas são apenas algumas pequenas notas de roda pé da grande onda infraestruturas da China.

Foi no dia de 1 de agosto de 2008 que a China inaugurou a primeira ferrovia de alta velocidade, a ferrovia de Beijing a Tianjin, com 120 km de comprimento. E que a partir desta data fez com que o povo pudesse viajar nos trens com velocidade superiores a 300 km/h.

No final de 2021, os três de alta velocidade da China atingiram mais de 40 mil km de operação.

Trem temático de Jogos Olímpicos de Inverno 2022 passando na Juyongguan; Fonte: The Paper.

Além da abertura de ferrovia de Beijing a Tianjin, a estação ferroviária de Beijingnan também foi reconstruída, com 13 linhas e 24 estações, totalizando uma área total de construção de 320 mil m2, passando a ser considerada a maior estação ferroviária da Ásia.

Quando a estação foi construída, um repórter perguntou: “não é um desperdício construir uma estação tão grande?”

O ex-subchefe de engenharia do Ministério das Ferrovias da China, Zheng Jian, respondeu: o design da estação de passageiros e a previsão de fluxo de passageiros são compatíveis. “A previsão é que o tráfego anual da estação Beijingnan seja superior a 66 milhões até 2015. Dessa forma, a estação sul, com uma capacidade de 10,5 mil pessoas esperando ao mesmo tempo, é do tamanho certo.”

Em 2015, a estação Beijingnan teve um tráfego anual de 10,5 mil de passageiros.

Mais tarde, a área da estação Beijingnan foi superado por outras estações ferroviárias, como Xianbei, Kunmingnan, Nanjingnan, Guangzhounan.

 

  1. Aviação

No final de 2007, assim que a expansão do Aeroporto Internacional de Pequim (PEK) foi concluída, o terminal 3 já entrou em operação. Foi nomeado pelos repórteres estrangeiros como um “dragão”, tornou-se a porta de entrada para receber os turistas estrangeiros a ver os Jogos Olímpicos de 2008.

Atualmente, o edifício com o maior terminal aeroportuário de estrutura única do mundo pertence ao Aeroporto Internacional de Pequim – Daxing (PKX).

Aeroporto Internacional de Pequim – Daxing (PKX); Fonte: The Paper.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: The Paper