Tecnologia

China se destaca em projetos de energia nuclear

No primeiro dia de 2022, a Usina Nuclear Fuqing 6, da CNNC, foi colocada em operação oficialmente, e já gerou seu primeiro quilowatt-hora de eletricidade. Esta usina tem o terceiro Hualong One do mundo, e o segundo da China. Além disso, o primeiro reator Hualong One do mundo, da usina nuclear Fuqing 5, também operou em segurança por um ano inteiro.

O Hualong One, ou Hualong-1, é uma tecnologia de energia nuclear de terceira geração, com direitos de propriedade intelectual completamente independentes, desenvolvida e projetada com base em mais de 30 anos de experiência em pesquisa, projeto, fabricação, construção e operação de energia nuclear da China.

Fonte: Zaker

Atualmente, o primeiro reator Hualong One do mundo foi oficialmente colocado em operação comercial em 30 de janeiro de 2021, marcando a quebra do monopólio da tecnologia estrangeira de energia nuclear de terceira geração pela China, e também está entre os melhores do mundo.

O reator Hualong One adota tecnologia de contenção de camada dupla, melhorando muito a capacidade da ilha nuclear de lidar com choques externos. Além disso, o design do Hualong One também foi baseado totalmente na experiência e lições do acidente nuclear de Fukushima.

Fonte: Zaker

Hualong One tem uma vida útil de 60 anos. Através de cinco conjuntos de sistemas de segurança, a probabilidade de um acidente desse reator foi reduzida de um em cem mil anos na segurança, para um em um milhão de anos.

 

Fonte: Zaker