A fornecedora chinesa de produtos químicos e derivados do petróleo, Sinopec, revelou nesta quarta-feira (17), que o principal projeto da empresa “craqueamento de petróleo bruto leve para o desenvolvimento de tecnologia de etileno e aplicação industrial” foi aplicado bem-sucedido, pela primeira vez na China para alcançar a operação estável do forno de decomposição pelo calor com petróleo bruto como matéria-prima de pirólise.
Segundo a mídia IThome, esta tecnologia que pode converter diretamente petróleo bruto em etileno, propileno e outros produtos químicos é desenvolvida conjuntamente pelo Instituto de Pesquisa da Indústria Química de Pequim (BRICI, sigla em inglês) e a SINOPEC Tianjin Oil Products Company. Tem o intuito de transformar e atualizar a indústria petroquímica da China e realizar o objetivo de “duplo carbono”.
Além disso, atualmente no mundo inteiro apenas a ExxonMobil Corporation e a Indústria Química de Pequim conseguiram aplicar esta técnica com sucesso nas indústrias.
Os resultados da calibração mostraram um rendimento químico de 48,24% à base de petróleo bruto. Ou seja, com a aplicação desta tecnologia, é possível produzir quase meio milhão de toneladas de produtos químicos através de 1 milhão de toneladas de petróleo bruto processado.
Para o engenheiro chefe adjunto da Sinopec, Wang Zizong, a tecnologia é uma transformação na indústria de petróleo da China e pode encurtar os processos de produção e reduzir os custos de produção, além de reduzir drasticamente o consumo de energia e as emissões de carbono.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome