Matéria publicada originalmente no dia 25 de julho de 2022
A atual rodovia nacional como o corpo principal da rede de vias expressas cobriu 98,8% da população urbana de mais de 200 mil cidades e centros administrativos de nível distrital, conectando cerca de 88% dos distritos administrativos de nível distrital e cerca de 95% da população do país, disse Wang Tai, vice-diretor da Administração de estradas do Ministério dos Transportes chinês, na segunda-feira (25).
Ele acrescentou que as estradas nacionais regulares cobrem basicamente os distritos administrativos de nível distrital e superior e as passagens de fronteira que estão abertas durante todo o ano.
De acordo com os dados, até o final de 2021:
- 117 mil km de rodovias nacionais foram construídos e 257,700 km de estradas nacionais comuns foram abertos ao tráfego;
- 20,9% do trecho de seis faixas ou mais nos dois sentidos das autoestradas nacionais e 79,6% das estradas nacionais normais de segunda e superior;
- Mais de 98% do pavimento para alcançar asfalto ou pavimentação de concreto de cimento.
Ampliação das vias expressas da China
O Plano Nacional da Rede Rodoviária (2013-2030), apresentado em 2013, prevê que, até 2030, o tamanho total da nossa rede rodoviária nacional seja de cerca de 400 mil km, dos quais 136 mil km de autoestradas nacionais e 265 mil km de estradas nacionais normais. Wang afirmou, a atual proporção de rodovias nacionais e rodovias nacionais comuns concluídas atingiu 85% e 96,5%, respectivamente, enquanto o Plano Nacional da Rede Rodoviária emitido este ano propôs que até 2035, o tamanho total da rede rodoviária nacional da China é de cerca de 461 mil Km, dos quais cerca de 162 mil Km de rodovias nacionais e 299 mil Km de rodovias nacionais comuns.
Para promover a construção de uma rede rodoviária nacional moderna e de alta qualidade, Wang disse que, o foco será nos trechos interprovinciais das rodovias nacionais a serem conectados, nos trechos de estrangulamento, tais como estradas correspondentes prioridades de construção do projeto de execução, através de parcerias de coesão, acesso compartilhado, conexão de hubs, construção comum e compartilhamento, e de normas técnicas para rodovias através de trechos urbanos. Promover a construção de um sistema de rede viária integrada para clusters de cidades.
Falando sobre a melhoria do aspecto inteligente verde na construção de rodovias, Wang disse que usará a construção de rodovias verdes como um transportador, insistirá no uso intensivo de economia de recursos e protegerá o meio ambiente ecológico ao longo do trajeto, reduzindo efetivamente o consumo de energia e as emissões de carbono, ao mesmo tempo, com inovação científica e tecnológica para permitir o desenvolvimento da construção de rodovias e melhorar o nível de digitalização e interconexão das rodovias nacionais.
Fonte: Xinhua