Os 800 quilômetros de novas linhas de metrô construídas nas principais cidades chinesas em 2023 resultaram em um aumento de apenas 1% na área coberta pelo transporte público na China.
A eficiência do transporte por quilômetro de novas linhas de metrô foi reduzida pela metade em comparação ao ano anterior, de acordo com o “Relatório de Monitoramento de Transporte das Principais Cidades da China 2024”, divulgado nesta quinta-feira, 17, pelo Laboratório de Monitoramento e Governança de Infraestrutura de Transporte Urbano, vinculado ao Ministério da Habitação e
Desenvolvimento Urbano-Rural, e pela Academia Chinesa de Planejamento Urbano e Design.
Os serviços de metrô são fundamentais para a mobilidade em grandes centros urbanos. O raio de deslocamento em 41 cidades chinesas aumentou nos últimos cinco anos, sendo Xangai a cidade com o crescimento mais expressivo, conforme aponta o relatório que monitora 45 grandes cidades.
“A cada 430.000 yuans (US$ 60.370) investidos na construção de trilhos, apenas mais uma pessoa passa a ser atendida pelo sistema de metrô”, afirmou Fu Lingfeng, responsável pelo relatório e diretor do Centro de Aplicação e Inovação de Dados da divisão de transporte urbano da CAUPD, ao Yicai.
A proporção de pessoas que se deslocam mais de 25 km em um único trajeto nas cidades monitoradas atingiu 8% no ano passado, o que equivale a mais de 8 milhões de pessoas. Pequim, a cidade com a maior população de “supercomutadores” — aqueles que viajam 90 minutos ou mais em cada sentido — registrou mais de 28% de seus cidadãos se deslocando por mais de uma hora. Em Xangai, Chongqing, Tianjin, Wuhan e Qingdao, esse índice foi superior a 15%.
“Pequim carece de linhas de metrô rápidas, e a eficiência dos deslocamentos superiores a 20 km é significativamente inferior à de Shenzhen e Guangzhou”, destacou Zhao Yixin, diretor-geral da divisão de transporte urbano. Ele ressaltou que o transporte de longa distância na capital precisa de melhorias urgentes.
Ao final do ano passado, a área total coberta pelas linhas de metrô nas 45 cidades monitoradas ultrapassou 10.000 km. No entanto, apenas um quinto dos trabalhadores e residentes vive a menos de 800 metros de uma estação, distância considerada ideal para um deslocamento conveniente.
Embora 14 megacidades chinesas tenham aumentado a extensão de suas linhas de metrô no último ano, o crescimento na proporção de cobertura de transporte foi registrado em apenas nove delas. Shenzhen (35%), Chengdu (34%), Wuhan (33%) e Guangzhou (31%) lideraram em termos de cobertura, mas não apresentaram melhorias com as novas linhas construídas no ano passado.
Atender aos usuários urbanos e melhorar a eficiência do transporte são os requisitos essenciais para a construção de linhas de metrô, frisou Zhao. Com a transição da rápida expansão para a operação, o foco agora está na relação custo-benefício, afirmou o especialista.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global