Um total de 300 veículos elétricos (EV, sigla em inglês) da montadora chinesa Wuling estão nas ruas de Bali, na Indonésia, servindo como veículos de transporte oficial para a Cúpula do G20 entre o aeroporto, hotéis e outros locais.
Espera-se que seus veículos Air EVs de quatro lugares economizem emissões de carbono totalizando 33 toneladas em comparação com os veículos movidos a gasolina, durante seus 12 dias de serviço durante o evento, disse o fabricante SGMW.
A SGMW é uma joint venture com sede em Liuzhou, região autônoma de Guangxi Zhuang do sul da China, e criada pela SAIC Motor, General Motors e Liuzhou Wuling Motors da China.
“Nossa presença na Cúpula do G20 mostra que as marcas chinesas têm capacidade de competir no mercado global de veículos de energia nova”, disse Han Dehong, vice-presidente de operações da SGMW na Indonésia.
Outros veículos elétricos usados durante a cúpula são da Hyundai da Coréia do Sul e da Toyota, a maior montadora de automóveis do Japão.
Os Wuling Air EVs foram fabricados pela SGMW em sua base de produção em Bekasi, na província indonésia de Java Ocidental. O modelo chegou ao mercado local em agosto como o primeiro modelo elétrico da SGMW a ser vendido no exterior.
Em termos de características, o modelo Air EV tem tela digital dupla de 10,25 polegadas, uma para o conjunto de instrumentos e outra para o entretenimento informativo. Como este é um EV pequeno, a cabine se esfria muito rápido. O volante é multifuncional e os bancos são de tecido.
Na China, o Wuling Air EV é oferecido em duas configurações: há uma variedade de 40 Ps e 68 Ps. Espera-se que ambas tenham um alcance de 300 km no ciclo de testes para veículos de passageiros leves da China.
A montadora disse ter recebido mais de 5.000 pedidos para o modelo, que é o veículo elétrico de nova energia mais popular na Indonésia.
A Indonésia, como o maior mercado de veículos do sudeste asiático, espera que a participação das motocicletas e carros elétricos fabricados no país atinja 20% da produção total de carros até 2025.
A Indonésia está estabelecendo um prazo de 2025 para que todas as empresas estatais utilizem somente veículos elétricos como parte de sua meta de atingir emissões líquidas zero até 2060, de acordo com a Bloomberg.
Han disse que a empresa atrai mais fornecedores chineses para estabelecer fábricas na Indonésia para fortalecer a indústria local de veículos elétricos.
A base da SGMW em Bekasi, com um investimento total de US$ 1 bilhão, iniciou a produção em 2017, proporcionando cerca de 100.000 oportunidades de emprego para os locais.
Cobrindo uma área de 60 hectares, a base foi desenvolvida agora em um parque industrial automotivo, que envolve uma cadeia industrial automotiva completa.
Após anos de operações, Wuling se tornou uma das marcas de automóveis chineses mais populares na Indonésia, disse Han.
Segundo a SGMW, suas vendas na Indonésia atingiram 11.261 unidades no primeiro semestre, um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
A SGMW disse que continuará a expandir sua rede de vendas na Indonésia e exportará o modelo elétrico Air EV para outros países da região.
A montadora disse que está fazendo todos os esforços para fazer avançar suas atividades no exterior, levar novos veículos de energia de alta qualidade e serviços aos proprietários de automóveis globais e demonstrar as capacidades de alta tecnologia da fabricação chinesa.
Como um dos mais populares fabricantes de veículos elétricos da China, a SGMW já vendeu mais de 1 milhão de novos veículos de energia desde que começou a explorar o segmento em 2017. É um dos prazos mais rápidos para que uma marca alcance tal marco na indústria mundial de NEV.
Fonte: Auto.163