Tecnologia

ZJU, a primeira universidade da China a ter rede 5G instalada no campus

“Dificuldade no acesso à rede de internet dentro do campus?”, “Internet lenta que te deixa exausto?”, “medo de vazamento dos dados pessoais?”. Todos esses problemas foram resolvidos pela Universidade de Zhejiang (ZJU, sigla em inglês), através de uma parceria com a Zhejiang Mobile, para estabelecer uma configuração de rede 5G segura dentro do campus.

Esta é atualmente a primeira e única rede baseada em “5G+MEC”, estabelecida exclusivamente para o campus de uma universidade. Os professores e alunos que se inscrevem no serviço, independentemente de estarem dentro ou fora do campus, usando terminais de dispositivos com funcionalidade 5G, podem acessar os recursos da internet do campus de forma mais rápida e segura, sem ter que recorrer a processos complexos como o dial-up, de rede virtual privada.

“A rede de internet 5G é como construir uma linha exclusiva de vias de alta velocidade na ZJU, numa área grande pública, garantirá sempre um acesso rápido e sem interrupto mesmo num ambiente público com vários usuários”, disse o diretor do Centro de Tecnologia da Informação da ZJU.

Segundo o relatório, este projeto lançado oficialmente em maio, é baseado em uma rede física de arquitetura 5G SA, combinando novas tecnologias como computação de borda (MEC, sigla em inglês), virtualização de funções de rede (NFV, sigla em inglês), abertura de capacidade de rede, e um modelo de segurança de autenticação secundária entre escolas e empresas.

Comparada às redes tradicionais de 4G e WLAN, a rede de internet 5G tem velocidade superior a 1000M para acessar a página da universidade e fazer download e velocidade acima de 100M para fazer upload.

Atualmente, esta rede 5G exclusiva para campus de universidade, só está sendo permitida a usar nas regiões de Hangzhou, no futuro será estendida para toda província e o país inteiro.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome