A Xiaomi está apostando alto no mercado de veículos elétricos esportivos e, para demonstrar o desempenho do seu mais novo modelo, o Xiaomi SU7 Ultra, a empresa colocou o carro à prova em quatro circuitos profissionais na China. Em apenas quatro dias, o sedan quebrou recordes e superou marcas consagradas, consolidando-se como um dos modelos mais rápidos da categoria.
No dia 11 de fevereiro, o SU7 Ultra desafiou o Circuito de Chengdu Tianfu, registrando um tempo de 1 minuto e 26,741 segundos. O desempenho foi suficiente para superar modelos como BMW M4, Porsche GT4 RS, BMW M3 e Porsche 911, tornando-se o sedan de produção mais veloz da pista.
No dia 12 de fevereiro, o modelo passou pelo Circuito Internacional de Zhuzhou, onde cravou 1 minuto e 41,806 segundos, quebrando o recorde anterior do Zeekr 001 FR, que havia registrado 1 minuto e 43,53 segundos.
Já no dia 13 de fevereiro, no Circuito Internacional de Zhuhai, o SU7 Ultra alcançou a marca de 1 minuto e 37,758 segundos, estabelecendo novamente o melhor tempo para um sedan de produção.
Por fim, no dia 14 de fevereiro, o modelo encarou o Circuito Internacional de Xangai, famoso por sediar corridas de Fórmula 1. O tempo de 2 minutos e 9,944 segundos garantiu ao SU7 Ultra o título de “carro de produção em massa mais rápido do Circuito de Xangai”, superando o recorde anterior de 2 minutos e 11,28 segundos, que pertencia ao Porsche Taycan Turbo GT.
Performance de alto nível com características de fábrica
Os testes foram realizados com um engenheiro interno da Xiaomi ao volante e com o carro praticamente nas mesmas condições em que será vendido: pneus originais (não slicks), interior preservado e uma gaiola de proteção de 80 kg. Especialistas apontam que, com ajustes mais agressivos na pilotagem, os tempos poderiam ser melhorados em 2 a 3 segundos.
Lançamento e estratégia de mercado
O Xiaomi SU7 Ultra será lançado oficialmente no final de fevereiro, com um preço sugerido de RMB 814.900. A série de desafios faz parte da estratégia da empresa para promover o modelo antes do lançamento.
Lei Jun, CEO da Xiaomi, batizou a iniciativa de “Plano C”, em referência às palavras Challenge (Desafio), Conquer (Conquistar) e China. A ação reforça o posicionamento do SU7 Ultra como um veículo esportivo de alto desempenho, alinhado à filosofia de inovação e manufatura inteligente chinesa.
Com esses resultados, a Xiaomi entra com força no segmento de veículos elétricos esportivos, competindo diretamente com marcas estabelecidas e consolidando sua presença no setor automotivo.
Xiaomi SU7 Ultra supera Porsche em Xangai e recebe elogios da montadora alemã
Após superar o Porsche Taycan Turbo GT no Circuito Internacional de Xangai, o Xiaomi SU7 Ultra recebeu uma mensagem de congratulação da Porsche, que elogiou a evolução da fabricação chinesa e destacou sua filosofia de design: “nascido na pista, destinado à estrada”. O CEO da Xiaomi, Lei Jun, respondeu com humildade, reconhecendo a Porsche como uma referência e um modelo a ser seguido.
A troca de elogios entre as marcas rapidamente se tornou um tópico quente na Internet, com internautas celebrando a competição saudável e o avanço da indústria automotiva chinesa.
Com a aproximação do lançamento oficial, a Xiaomi revelou uma nova opção de cor para o SU7 Ultra: prata, que oferece um visual mais discreto. O modelo também conta com um capô perfurado (opcional) e mantém o cinto de segurança amarelo no interior, criando um contraste esportivo.
Baseado no modelo SU7, o Ultra possui dimensões de 4.996 mm de comprimento, 1.963 mm de largura, 1.440 mm de altura e um entre-eixos de 3.000 mm. Destaca-se pelo coeficiente de arrasto de 0,195 Cd, o menor entre carros de produção no mundo, e pelo uso de 17 componentes em fibra de carbono, reduzindo o peso total para 2.295 kg (incluindo a gaiola de proteção). O aerofólio ativo e o spoiler dianteiro garantem 285 kg de downforce em altas velocidades.
O sistema de suspensão inclui duplo braço oscilante na dianteira e multibraço na traseira, com suspensão eletromagnética e molas pneumáticas de série. Há ainda a opção de freios de cerâmica de carbono de 440 mm com pinças de 10 pistões, garantindo alto desempenho nas frenagens.
No quesito motorização, o SU7 Ultra mantém a plataforma de 800V e um sistema de tração integral de três motores, entregando uma potência impressionante de 1.137 kW (1.548 cv). O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 1,98 segundos e atinge uma velocidade máxima de 350 km/h. No modo Boost, por 15 segundos, a potência ultrapassa 1.600 cv, tornando-o um dos sedans mais rápidos já produzidos.
A energia vem da bateria Qilin, da CATL, desenvolvida para uso em pista. Com capacidade de 132 kWh, a bateria suporta carga ultrarrápida de 5,2C e potência máxima de descarga de 1.330 kW. Mesmo com apenas 20% de carga, o sistema ainda entrega 800 kW de potência, enquanto o resfriamento líquido garante desempenho consistente em voltas consecutivas.
Fonte: news.mydrivers.com