A fabricante chinesa de smartphones Xiaomi revelou na sexta-feira, 5 de fevereiro, seu primeiro celular conceitual com uma tela quadriculada que envolve todas as bordas do dispositivo e sem nenhum botão ou entrada. A empresa divulgou o recurso como uma criação de grande avanço tecnológico na produção de vidro.
A Xiaomi eliminou todas as entradas e botões físicos no novo celular conceitual sem moldura, significando mais um passo em direção a um “futuro smartphone unibody verdadeiramente livre de entradas”, disse a empresa em um comunicado à imprensa.
(Ilustração do celular conceitual com tela encurvado em 4 lados)
Em vez disso, o dispositivo é equipado com botões virtuais sensíveis à pressão e cerâmica piezoelétrica ultrafina, uma tecnologia acústica de exibição de filmes flexível que substitui os alto-falantes. O novo telefone também suporta chips eSIM, carregamento sem fio de alta potência e apresenta a câmera de terceira geração da empresa, que esconde de forma convincente a câmera frontal sob a tela do telefone sem arruinar o efeito de exibição de ponta a ponta.
O design cascata de curva quádrupla de 88° do celular, que é desenvolvido a partir de “incontáveis avanços na tecnologia de dobragem e laminação de vidro”, vê a tela se estendendo pelas bordas superior e inferior do telefone, além das bordas esquerda e direita.
(Ilustração do celular conceitual com tela encurvado em 4 lados)
“Polir um pedaço de vidro hiper-curvo com uma curvatura profunda de 88° em quatro lados requer equipamento de processamento de vidro autodesenvolvidos, dobrar ela sob uma temperatura de 800 °C e de alta pressão, quatro ferramentas de polimento diferentes e até mais de dez procedimentos de polimentos complexos”, disse a empresa, acrescentando que a Xiaomi apresentou 46 patentes inovadoras durante seu desenvolvimento.
Um porta-voz de Xiaomi disse à Pandaily que este telefone realmente existe e que os próprios funcionários experimentaram o dispositivo.
(Ilustração do celular conceitual com tela encurvado em 4 lados)
Em um vídeo postado no Weibo, o celular conceitual mostra as notificações recebidas nas bordas esquerda e direita, e os ícones da barra de status são colocados na borda direita. Na parte de trás, ele tem uma câmera retangular configurada com uma única câmera e um flash.
O novo smartphone faz parte da altamente esperada série Mi MIX da Xiaomi. O dispositivo poderia ser o celular mais caro de Xiaomi, com o fundador e CEO Lei Jun sugerindo que um aparelho da série poderia vender no varejo por 10.000 yuan (R$ 8322,95) em um post no Weibo na quarta-feira.
(Ilustração do celular conceitual com tela encurvado em 4 lados)
O lançamento do novo celular segue o anúncio da Xiaomi na última sexta-feira de sua tecnologia Mi Air Charge, um verdadeiro sistema de carregamento a distância que permite aos usuários carregar dispositivos eletrônicos remotamente sem cabos ou suportes de carregamento sem fio.
A empresa também lançou seu carro-chefe Mi 11 na China no final de dezembro. O novo telefone tem uma tela de 6,81 polegadas e é alimentado pelo chipset Snapdragon 888 da Qualcomm.
(Ilustração do celular conceitual com tela encurvado em 4 lados)
Fonte: Pandaily