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Xiaomi obterá licença para fabricação de veículos elétricos

Fabricação Xiaomi

A fabricante chinesa de bens de consumo, Xiaomi, está perto de obter aprovação para fabricação de veículos elétricos (EVs). A mídia local, Jiemian News, noticiou nesta terça-feira (14) que duas fontes internas da indústria automobilística confirmaram a informação. Ainda é aguardado o anúncio oficial.

Desde 2017, o processo de solicitação e os critérios para a concessão de licenças para a fabricação de veículos elétricos se tornaram mais rigorosos. Exigências mais rígidas levaram as montadoras a buscar novas soluções, tais como parcerias com empresas de fabricação de equipamentos originais (OEM) ou aquisição de outras empresas.

A fábrica de Guangzhou da XPeng Motors obteve sua licença de fabricação de veículos elétricos em janeiro deste ano – um evento raro durante os últimos cinco anos.

A Xiaomi obteve sua licença de fabricação de veículos através de sua aquisição da Borgward, uma montadora que entrou em falência em 29 de novembro do ano passado.

A fábrica da Xiaomi Auto está localizada em Pequim e concluirá a construção em duas fases, tendo cada fase uma capacidade de produção de 150.000 veículos. A primeira fase, iniciada em abril de 2021, deverá ser concluída em junho deste ano.

Lei Jun, presidente da Xiaomi Auto, tem grandes esperanças para a Xiaomi Auto. No Dia do Investidor, em 9 de fevereiro, ele expressou que a Xiaomi Auto se esforça para se tornar uma das cinco maiores montadoras do mundo dentro dos próximos 15 a 20 anos.

A convicção do CEO é reforçada pelo fato de que Xiaomi estabeleceu uma rede de 10.000 lojas na China durante os últimos três anos e expandiu amplamente seus negócios para muitos países ao redor do mundo.

O volume de vendas de carros elétricos na China em 2022 é uma prova de seu crescente apelo. De acordo com a Associação de Automóveis de Passageiros da China, no ano passado, o total de vendas de automóveis de passageiros no mercado chinês era de 20,543 milhões de unidades, um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior.

Entre elas, as vendas a varejo de veículos a gás foram de 14,868 milhões de unidades, um decréscimo de 2,302 milhões em relação ao mesmo período de 2021, enquanto as vendas a varejo de veículos elétricos foram de 5,674 milhões de unidades, um aumento líquido de 2,687 milhões de unidades no mesmo período de 2021.

Embora muitas novas empresas EV tenham surgido nos últimos anos, as recentes taxas de crescimento das vendas de NIO, Li Auto e XPeng são de 34%, 47% e 23%, respectivamente. As empresas de automóveis tradicionais também começaram a lançar suas próprias frotas de veículos elétricos.

As taxas de crescimento das vendas de veículos elétricos pela BYD, Geely e GAC Aion são de 208%, 278% e 116%, respectivamente.

As empresas EV têm sido conhecidas por estabelecer metas de vendas elevadas. As metas de vendas 2023 de NIO, XPeng e Li Auto são de 200.000 veículos, 200.000 veículos, e 350.000 veículos, respectivamente.

Entretanto, seu volume de vendas no último ano foi de apenas 122.500 veículos, 120.800 veículos, e 133.200 veículos, respectivamente.

Estes três veículos EV foram fundados durante a onda anterior de novos fabricantes de automóveis na China, por volta de 2014. Xiaomi, como seguidor, produzirá em massa seu primeiro carro em 2024. Embora ficando dez anos atrás da onda anterior, a ambição da Xiaomi é alta.

“Nos últimos três anos, 75 marcas EV falharam”, declarou publicamente Zhu Huarong, presidente da Changan Automobile, “A competição futura ainda será muito acirrada. Espera-se que 60% a 70% das startups sejam fechadas após três a cinco anos”.

Fonte: STCN