Recentemente, a Strategy Analytics divulgou um relatório de pesquisa sobre as remessas globais de smartphones. Os resultados mostram que no segundo trimestre de 2021 houve um aumento de 11% em relação ao ano passado, atingindo 314,2 milhões de unidades. As duas maiores marcas de smartphones, em temos de remessas globais, são Samsung e Xiaomi, respectivamentes.
Esse dado é a segunda maior taxa de crescimento anual nos últimos anos, ficando para trás apenas para os 28% do primeiro trimestre de 2021.
Em contrapartida, teve uma queda de 11% nas remessas globais de smartphones, principalmente devido à segunda onda do COVID-19 e as restrições de fornecimento da Índia e países do Sudeste Asiático.
E as marcas dos celulares?
A Samsung continua mantendo sua posição de liderança com 18,2% de participação de mercado, entretanto a sua taxa de crescimento anual é a pior entre os cinco principais fornecedores, com 5,4% ao ano. A Strategy Analytics acredita que a concorrência acirrada e as restrições de fornecimento dos fabricantes chineses afetaram o desempenho da marca coreana.
Já a Xiaomi entrou na disputa pela liderança pela primeira vez, ficando em segundo lugar logo após Samsung, com remessas globais de smartphones de 52,8 milhões de unidades e uma participação de mercado de 16,8%. Entre os cinco principais fornecedores, a marca chinesa tem a maior taxa de crescimento anual com 86,3%.
A Xiaomi aproveitou de uma forma eficiente as consequências da saída da LG e a presença da Huawei na Europa.
O desempenho da Apple no segundo trimestre atingiu um recorde, com vendas de 47,4 milhões de unidades de iPhone, ocupando uma participação de mercado de 15,1%, ficando em terceiro na colocação.
Estima-se que a China ultrapassou os EUA em ser o maior mercado único para o iPhone da Apple neste trimestre, pela primeira vez na história. O iPhone 12 com suporte a 5G continua sendo o mais popular entre os fãs da maçã.
(Fonte: Strategy Analytics; imagem mostra gráfico da participação de mercado por marcas)
As seguintes posições são ocupadas por marcas chinesas, sendo elas a OPPO e Vivo em quarto e quinto lugar, e uma participação de mercado de 10,6% e 10.0%, respectivamente. Ambos os fabricantes apresentaram taxas de crescimento anual de dois dígitos, principalmente na China, Índia e outros países.
Fonte: IT Home