Economia

Xangai tem como meta crescimento do PIB superior a 5,5% em 2023

PIB Xangai

O centro financeiro da China, Xangai, espera atingir um crescimento do produto interno bruto (PIB) de mais de 5,5% este ano, de acordo com um relatório de trabalho do governo entregue pelo prefeito da cidade, Gong Zheng, na quarta-feira (11).

Pelo segundo ano consecutivo, o PIB de Xangai excedeu o limite de quatro trilhões de yuans (cerca de 590 bilhões de dólares americanos) em 2022, de acordo com o relatório de trabalho do governo entregue na primeira sessão em andamento do 16º Congresso Popular Municipal de Xangai.

Xangai, na vanguarda da reforma e da abertura da China, registrou uma utilização real do investimento estrangeiro totalizando 103 bilhões de dólares americanos nos últimos cinco anos, um aumento de cerca de 15,8% em relação aos cinco anos anteriores.

O setor financeiro de Xangai também testemunhou crescimento, com o total das transações nos mercados financeiros aumentando de 1.428,4 trilhao de yuans em 2017 para quase 3.000 trilhões de yuans em 2022.

Xangai abriga agora 891 sedes regionais de empresas multinacionais e 531 centros estrangeiros de P&D, de acordo com o relatório.

A produção de contêineres do porto de Xangai excedeu 47,3 milhões de unidades equivalentes a 20 pés (TEUs) em 2022, ocupando o primeiro lugar mundial por 13 anos consecutivos.

A cidade pretende manter a taxa de desemprego urbana pesquisada dentro de 5%, de acordo com o relatório.

Olhando para o futuro, Gong disse que Xangai continuará a promover o desenvolvimento da economia digital, indústrias verdes e de baixo carbono, assim como terminais metaversos e inteligentes.

A metrópole fortalecerá a capacidade dos centros financeiros internacionais na alocação de recursos e aprofundará suas funções como um centro global de gestão de ativos e um centro de resseguro internacional.

De acordo com o relatório de trabalho do governo, para impulsionar o consumo, a cidade se esforçará para se transformar em um centro de consumo internacional e promover o desenvolvimento da economia de primeira loja, da economia noturna e da economia do live-streaming.

Fonte: Taizhang