Em 26 de dezembro de 2020, a Linha 18 da seção sul do metrô de Xangai foi oficialmente aberta para operação experimental. Devido ao sistema integrado e automatizado sem condutor de alto padrão, não há cabine separada para o motorista. A antiga área da cabine ficou aberta aos passageiros, transformando a janela dianteira em um “ponto turístico” para o público.
Esta é a primeira linha de metrô totalmente automática com equipamentos de padrão mais alto em Xangai, realizando funções de ligar e desligar automaticamente, entrar e sair do depósito automaticamente, operação autônoma, retorno e lavagem dos vagões. A iluminação, temperatura, ar condicionado e outras conveniências também podem ser controlados remotamente.
A Linha 18 (Estação Hangtou para a Estação Yuqiao) tem um comprimento de linha operacional de 14,5 km, possui 8 estações subterrâneas, e no momento ela tem somente 1 intercâmbio com outras linhas (no caso com a Linha 11).
Na manhã do dia 26, os passageiros que vieram para pegar o trem estavam interpretando o último mapa de operação do metrô de Xangai. A abertura da Linha 18 aumenta a quilometragem de toda a rede de linhas de trânsito ferroviário de Xangai para 729 quilômetros de operação.
Atualizações técnicas do metrô autônomo da linha 18 de Xangai
- O sistema inteligente de operação e manutenção foi atualizado amplamente, podendo realizar gerenciamento integrado de falhas, diagnóstico inteligente, análise inteligente, localização inteligente, propor sugestão para planos de manutenção e outras funções, melhorando muito a eficiência do tratamento de falhas e aumentando o nível de confiabilidade de operação de toda a linha.
- O equipamento de comunicação (incluindo o de controle) pode realizar a comutação sem perturbação do centro de controle principal e de reserva, e também tem a função de reinício remoto, o que aumenta a capacidade de eliminação de falhas do equipamento do sistema de comunicação.
- A plataforma de monitoramento online do veículo é atualizada com funções mais ricas de monitoramento e alarme, podendo verificar remotamente o status de operação do trem e fornecer estratégias de sugestão de manutenção.
- É realizado o gerenciamento integrado da linha de operação com o estacionamento, e uma área de pausa é montada na linha principal, de modo que os trens podem ficar parados e iniciar a operação em qualquer área de pausa na linha principal para realizar a implantação flexível do trem e o ajuste de capacidade com base na demanda do fluxo de passageiros.
(Carregador sem fio dentro do vagão)
Fonte: Tencent News; Shanghai Observer; Página Oficial da Shanghai Metro