Empreendedorismo Tecnologia

Xangai ganha prêmio de cidade sustentável da ONU-Habitat

Nesta quarta-feira (30), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) anunciou pela primeira vez durante uma reunião do conselho executivo 2022 em Nairobi, Quénia, a criação do prêmio global de cidade sustentável de Xangai (conhecido como o prêmio de Xangai), com o apoio do governo chinês. O prêmio será entregue em 31 de outubro deste ano, Dia Mundial das Cidades.

Zhou Pingjian embaixador da China no Quênia e representante permanente da ONU-Habitat, fez uma declaração em nome do governo chinês depois que o Habitat anunciou a criação do prêmio. Em seu discurso, ele observou que o mundo entrou na “década de ação” para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e que a implementação da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável é a tarefa central do desenvolvimento internacional. Mas o surto de COVID-19 continua em todo o mundo e a implementação global da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável enfrenta sérios desafios.

A iniciativa de desenvolvimento global proposto pelo presidente Xi Jinping abre perspectivas brilhantes para promover a realização do desenvolvimento sustentável global. Para acelerar a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável e promover a implementação da iniciativa de desenvolvimento global, o governo chinês agiu ativamente e apoiou a ONU-habitat na criação do prêmio de Xangai, incentivando cidades de todo o mundo a tomar ações realistas para acelerar a implementação da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. O governo chinês está disposto a usar o prêmio de Xangai como vínculo para fortalecer o intercâmbio e a cooperação com a ONU-Habitat e os países membros no campo do desenvolvimento urbano, a fim de contribuir positivamente para a promoção da construção de uma comunidade de destino humano.

O prêmio é dedicado ao tema da sustentabilidade urbana. Ele é usado para reconhecer cidades de excelência que têm feito avanços notáveis em sustentabilidade em todo o mundo. O prêmio dará especial atenção aos resultados alcançados por cidades de um vasto número de países em desenvolvimento, incluindo os países participantes do “Cinturão e Rota” da iniciativa global de desenvolvimento. A criação do prêmio de Xangai aumentará a atenção internacional no campo do desenvolvimento urbano sustentável, fortalecerá o intercâmbio e o compartilhamento entre as cidades, aprofundará a cooperação multilateral e conduzirá as cidades do mundo a trabalharem juntas para melhor implementar a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e as iniciativas globais de desenvolvimento.

O prêmio Xangai é atribuído uma vez por ano, com um prêmio geral, que reconhece as cidades que se distinguem pelo seu desempenho global em termos de sustentabilidade urbana; além de vários prêmios temáticos, que reconhecem as cidades com progressos notáveis em relação a um aspecto da sustentabilidade urbana; dependendo da situação de cada ano, será criado um prêmio especial.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: The Paper