Tecnologia

Xangai ampliará rede 5G marítima para mais de 2.300 estações até 2025

Xangai rede 5G
Fonte da imagem: Xinhua

Xangai ampliará a rede 5G marítima até dezembro de 2025, segundo a Administração Municipal de Comunicações. A cidade planeja concluir mais de 2.300 estações-base 5G e oferecer serviços ao longo da costa, em áreas próximas à costa e em alto-mar. As taxas de cobertura já alcançam 90%, 70% e 50%, respectivamente.

Na Conferência de Desenvolvimento de Aplicações Integradas “5G Conectando os Mares”, realizada no dia 10, o vice-diretor da pasta, Dai Bin, afirmou que a expansão da infraestrutura de informação e comunicação permitiu criar aplicações em fabricação naval inteligente, portos inteligentes, segurança da navegação, logística marítima e energia marinha.

O relatório apresentado no evento detalha que as aplicações do 5G no setor marítimo incluem produção automatizada em portos verdes, supervisão remota, pilotagem inteligente, colaboração navio-terra, gestão de navios com gêmeos digitais, operações de busca e salvamento, monitoramento de emissões de carbono, controle de consumo de energia e redes de logística em baixa altitude. Essas iniciativas definem um caminho para o avanço da economia marítima baseada em conectividade.

Além disso, informações da IT Home indicam que Tong Haipeng, vice-gerente-geral da China Tower em Xangai, informou que a cidade ampliará o sinal em áreas com cobertura limitada, como o estuário do Rio Yangtzé, zonas offshore e regiões próximas a ilhas. O plano prevê instalar 35 novas estações dedicadas e cerca de 100 elementos de rede 5G. Com a integração à infraestrutura existente, Xangai pretende estabelecer uma rede 5G tridimensional que conecte áreas costeiras, próximas à costa e de alto-mar.

Fonte: IT Home