Tecnologia

Waterdrop, plataforma chinesa online líder de InsurTech, arrecada R$ 1,29 bilhão

A plataforma de InsurTech líder da China, “Shuidi”, ou Waterdrop Inc., anunciou recentemente que arrecadou US$ 230 milhões (R$ 1,29 bilhão) em sua rodada de financiamento série D. Esta é,  indiscutivelmente, a maior rodada de financiamento do mundo na indústria de InsurTech online deste ano, até agora. O termo ‘insurtech’ resulta da junção das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia).

Esta rodada de financiamento foi liderada, conjuntamente, pelo Swiss Re Group e a Tencent, também contando com a participação dos investidores existentes da empresa, incluindo IDG Capital e Wisdom Choice Global Fund. A Waterdrop é a primeira empresa de InsurTech online da China na qual a Swiss Re investiu e a Tencent tem sido uma apoiadora de longa data da Waterdrop, desde a rodada de investimento anjo da empresa.

“A nova rodada de financiamento será usada para investir ainda mais na aplicação de IA, Big Data e outras tecnologias, e usar a Internet e a tecnologia para fornecer aos usuários produtos e serviços de seguro cada vez mais eficientes”, disse o fundador e CEO da Waterdrop, Shen Peng,  na Conferência de Parceiros Globais Waterdrop de 2020. Segundo ele, a Waterdrop vai acelerar a exploração de serviços médicos que podem ser combinados com seguros de saúde, como consultas online, tratamentos médicos no exterior, resgates de acidentes, exames físicos entre outros serviços.

De acordo com Yang Guang, gerente-geral da Waterdrop, nos próximos três anos, mais de 2 bilhões de yuans (R$ 1,62 bilhão) serão investidos em uma nova infraestrutura de tecnologia de seguros, cooperando atualmente com mais de 60 seguradoras, detendo mais de 120 milhões de apólices de seguro cumulativas. No primeiro semestre deste ano, ela completou quase 6 bilhões de yuans (R$ 4,86 bilhões) em prêmios de seguro anualizados e espera-se que os prêmios em 2020 ultrapassem 14 bilhões de yuans (R$ 11,35 bilhões), um aumento de mais do que o dobro em comparação com 2019.

De acordo com estatísticas da Associação da Indústria de Seguros da China, a receita total de prêmios de seguros online em 2019 foi de 269,6 bilhões de yuans (R$ 218,35 bilhões), e a taxa de penetração (prêmios online/prêmios totais da indústria de seguros) foi de apenas 6,3%. A análise da China International Capital Corporation apontou que o mercado de Insurtech online alcançará um rápido crescimento a médio e longo prazo, que deverá atingir 2,5 trilhões de yuans (R$ 2,02 trilhões) nos próximos 10 anos.

Sobre a Waterdrop

Fundada em 2016, a startup Waterdrop, com sede em Pequim, tem três negócios principais, incluindo Waterdrop Insurance Mall, Waterdrop Crowdfunding e Waterdrop Mutual. No início deste mês, Waterdrop entrou na “Lista Global Hurun de Unicórnios de 2020”, tornando-se um dos unicórnios mais jovens e com alto potencial da China.

A plataforma garantiu mais de 100 milhões de usuários, com seus serviços cobrindo cerca de 60 milhões de famílias em 2.988 cidades e condados. Mais de 1 milhão de famílias receberam 32 bilhões de yuans (R$ 25,87 bilhões) em assistência médica. De acordo com a mídia chinesa, a empresa obteve lucros mensais em abril e maio deste ano.

Fonte da foto: Information Age