A Volvo Cars anunciou que irá se retirar completamente do envolvimento no desenvolvimento e fabricação de motores a combustão interna. Segundo a empresa, para alcançar a eletrificação até 2030, irá desinvestir 33% de sua participação na Aurobay, uma joint venture com a Geely Holdings (com a participação sendo alienada para a própria Geely Holdings). Vale notar que, com este desinvestimento, a Volvo se tornará a primeira fabricante de automóveis do mundo a se retirar completamente do desenvolvimento e fabricação de motores de combustão interna.
A Aurobay foi estabelecida em julho de 2021 como uma joint venture entre a Volvo Cars e a Geely Holdings, com a Volvo transferindo todos os ativos de sua subsidiária Powertrain Engineering Sweden para a Aurobay, incluindo suas fábricas de motores e equipes de P&D relacionadas na Suécia e na China. A Aurobay foi estabelecida com o objetivo de se tornar um fornecedor global com uma solução completa de motores propulsores, transmissões e soluções híbridas.
Os termos detalhados do desinvestimento não foram divulgados, mas a Volvo declarou que espera que a transação seja concluída até o final de 2022, e está sujeita à aprovação de órgãos reguladores.
A Volvo ficará com sua alocação de capital e futuros investimentos no desenvolvimento de propulsores totalmente elétricos de alto desempenho. No entanto, a BYD continua evoluindo a sofisticação técnica de motores híbridos.
Comentando sobre o acordo de desinvestimento, Johan Ekdahl, CFO da Volvo Cars, disse: “A indústria automotiva está passando por rápidas transformações e a Volvo está empenhada em liderar esta transformação”.
A previsão da Volvo é de que até 2025, 50% de suas vendas globais consistirão em modelos puramente elétricos e 50% serão híbridos. E, até 2030, a marca passará para a produção completa de veículos puramente elétricos.
Alguns acreditam que este acordo de desinvestimento pode ser encarado como um sinal de que a Volvo está acelerando o ritmo de sua transição completa à eletrificação.
Resultados oficiais mostram que, de janeiro a outubro deste ano, as vendas dos modelos 100% elétricos da Volvo aumentaram 229,8% em relação ao ano anterior.
Além disso, o relatório com resultados operacionais do terceiro trimestre de 2022 da Volvo mostram que os modelos da série Volvo RECHARGE representaram 25,1% do total de suas vendas globais no período. As vendas de modelos 100% elétricos representaram cerca de 7,4% do total, um aumento de 87% em relação ao mesmo período do ano passado. A Volvo projeta que as vendas de seus produtos 100% elétricos representarão uma participação de dois dígitos até o final de 2022.
Para alcançar estes objetivos, a Volvo produziu domesticamente modelos que incluem o S90, S60, XC60 e XC40, dos quais o S90, S60 e XC60 foram lançados como modelos híbridos plug-in com base em veículos movidos a combustível, enquanto o XC40 foi lançado como um modelo totalmente elétrico com base em um veículo movido a combustível.
Recentemente, a Volvo estreou seu novo carro-chefe 100% elétrico, o SUV EX90. O novo veículo é equipado com o LIDAR, desenvolvido pela Luminar, uma empresa de alta tecnologia do Vale do Silício, e introduziu um sistema de sensoriamento de duas câmeras DUS. Com o lançamento do EX90, a Volvo planeja lançar pelo menos um modelo totalmente elétrico a cada ano até completar seu objetivo de vender apenas modelos totalmente elétricos até 2030.
Fonte: NBD.COM