Em junho de 2023, a escala de importação e exportação de comércio de bens e serviços do balanço de pagamentos da China foi de 3,9147 trilhões de yuans. Dentre eles, o superávit comercial de bens foi de 424,2 bilhões de yuans e o déficit comercial de serviços foi de 133,1 bilhões de yuans. Os dados foram divulgados pela Administração Estatal de Câmbio, em 28 de julho.
Especificamente, as exportações de comércio de bens foram de 1,9134 trilhão de yuans, as importações foram de 1,4892 trilhão de yuans e o superávit foi de 424,2 bilhões de yuans. As exportações de comércio de serviços foram de 189,5 bilhões de yuans, as importações foram de 322,5 bilhões de yuans, e o déficit foi de 133,1 bilhões de yuans.
Os principais itens do comércio de serviços foram: a escala de importação e exportação de serviços de transporte foi de 152,5 bilhões de yuans, a escala de importação e exportação de serviços de viagens foi de 97,8 bilhões de yuans, a escala de importação e exportação de outros serviços comerciais foi de 93,3 bilhões de yuans, e a escala de importação e exportação de serviços de telecomunicações, informática e informação foi de 60,3 bilhões de yuans.
Os dados do mesmo dia também mostram que, em junho de 2023, o total de transações no mercado de câmbio da China (excluindo o mercado de moeda estrangeira, o mesmo abaixo) foi de 21,89 trilhões de yuans (equivalente a 3,06 trilhões de dólares). De janeiro a junho, o total de transações no mercado de câmbio da China foi de 123,76 trilhões de yuans (equivalente a 17,85 trilhões de dólares).
A vice-diretora da Administração Estatal de Câmbio e porta-voz, Wang Chunying, disse recentemente que, ao olhar para as tendências futuras, o superávit em escala razoável na conta corrente da China não mudará a longo prazo. Do ponto de vista dos bens, novos pontos de crescimento para as exportações de bens da China estão surgindo constantemente, enquanto a base tradicional permanece estável.
Além disso, há uma melhora nas importações de produtos intermediários, indicando que há potencial para futuras exportações. No que diz respeito ao comércio de serviços, devido à abertura da epidemia e à recuperação das garantias em todos os aspectos, as viagens internacionais na China estão se recuperando, e os gastos com viagens relacionadas também aumentaram em relação ao mesmo período do ano anterior, mas ainda estão abaixo do nível pré-epidêmico, e o impacto na conta corrente é controlável. O desenvolvimento e a melhoria da indústria manufatureira levarão ao aumento da renda do comércio de serviços de produção.
Fonte: STCN
Imagem principal: Chandlervid85/Freepik