Economia

Volume de comércio da China com outras economias da APEC atinge novo recorde

APEC
Fonte da imagem: Li Muzi/ Xinhua

Nos primeiros 10 meses deste ano, o comércio da China com outras economias da região da Ásia-Pacífico (APEC) alcançou RMB 21,27 trilhões, estabelecendo um novo marco histórico para o período, segundo dados da alfândega chinesa. Esse montante corresponde a 59,1% do total das importações e exportações da China no período.

De janeiro a outubro, o comércio da China com outras economias da APEC cresceu 5,7% em comparação anual, superando em 0,5 ponto percentual o crescimento geral do país no período. Entre os destaques, as exportações para o Vietnã, Peru, Malásia e México aumentaram 17,4%, 16,8%, 12,1% e 11,7%, respectivamente. As exportações para as regiões de Hong Kong e Taiwan cresceram 11,3% e 11%, respectivamente. As vendas para a Coreia do Sul, Tailândia, Canadá e Brunei também superaram a média de crescimento geral da China. Já as importações e exportações com Estados Unidos, Rússia e Cingapura mantiveram a trajetória de crescimento.

O sistema industrial da China tem contribuído para impulsionar a produção nas economias da APEC, refletindo-se na melhoria da qualidade de vida. Nos primeiros 10 meses, as exportações chinesas de produtos intermediários para essas economias somaram RMB 5,56 trilhões, um crescimento de 8,4%, representando 45,4% do total de exportações da China para a APEC no período. Entre os principais itens, as exportações de componentes eletrônicos, peças automotivas, acessórios para equipamentos de processamento de dados automáticos e módulos de exibição plana cresceram 17,3%, 8%, 24,8% e 24%, respectivamente.

No mesmo período, a China também exportou bens de consumo significativos para as economias da APEC, incluindo têxteis e vestuário, que alcançaram RMB 906,88 bilhões (alta de 3,9%); frutas e vegetais, RMB 92,87 bilhões (crescimento de 10,6%); móveis e eletrodomésticos, RMB 181,85 bilhões (crescimento de 8,9%); e veículos de passageiros, com RMB 212,35 bilhões (alta de 21,6%).

O desenvolvimento de alta qualidade da China vem abrindo um mercado mais amplo e criando novas oportunidades para as economias da APEC. Nos primeiros 10 meses, as importações chinesas de produtos intermediários dessas economias somaram RMB 7,23 trilhões, um aumento de 3,5%, correspondendo a 80,2% das importações totais da China provenientes da APEC no período. Entre os destaques, as importações de produtos eletromecânicos alcançaram RMB 2,88 trilhões, um crescimento de 9,6%; os produtos energéticos, RMB 1,15 trilhão, com alta de 6,6%; e os minérios metálicos, RMB 945,1 bilhões, registrando aumento de 6,4%.

Fonte: gmw.cn